Terça, às 19h30: poemas de Suzanna de Campos serão declamados em recital no Conservatório
O Palco Livre, projeto do Conservatório UFMG, recebe na próxima terça-feira, 23 de abril de 2024, às 19h30, o trio Belle Époque Música com o recital A poesia de Suzanna de Campos na mélodie française e na canção brasileira de câmara. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.
Formado por Mauro Chantal (piano) Vitor Dutra (violino) e Melina Peixoto (voz), o trio será acrescido da declamadora Guylaine Scoffoni para a interpretação dos textos poéticos das canções. O repertório, inédito, reúne, músicas de câmara compostas por Mauro sobre poemas de Suzanna de Campos. Ao todo, serão apresentadas 13 composições: seis mélodies, seis canções em vernáculo e um solo de piano.
Surda de nascença, Suzanna de Campos (1907-1987) nasceu em São Paulo em 1907. Ela estudou com professores particulares desde cedo e, em 1925, com 18 anos, teve sua primeira obra publicada, Devaneios. Em sua carreira, publicou 21 livros, sendo 16 de poemas em língua francesa, três de traduções de poemas para o português e duas obras organizadas pela poetisa com versos de sua irmã, Sylvia Celeste de Campos. Suzanna faleceu no ano de 1987, já sem poder enxergar.
Guylaine Scoffoni declamará os poemas de Suzanna em vernáculo, bem como a tradução para o português dos poemas originais em francês dos livros Petites chansons d’amour e Jardin de rêve.
Repertório
Au loin, j’écoute la mandoline...
Jardin bien-aimé
Je ne peux plus t’oublier
Certain soir...
Pour quoi?
C'est le moment d'aimer
Promesse
Faz de conta...
Estranho desejo
Berceuse
O acalanto que te fiz...
Quando eu morrer...
Era a saudade