'Terça da inovação' promove conexão entre pesquisa e empreendedorismo
Na terça-feira, 1º de outubro, a Escola de Engenharia da UFMG vai promover, a partir das 14h, a segunda edição da Terça da inovação, iniciativa que conecta pesquisas universitárias ao mercado. Com o tema Estratégias eficientes de captação de recursos para projetos de inovação, esta edição apresentará práticas para obtenção de financiamento para projetos de pesquisa e possibilitará aos participantes conhecer a trajetória de quem empreendeu com uma pesquisa acadêmica. O evento é gratuito, e as inscrições devem ser feitas na plataforma Sympla.
Nesta segunda edição, a Terça da inovação oferece uma programação rica e diversa. No evento, os pesquisadores poderão participar de painel com especialistas sobre o tema, apresentação de um caso de sucesso, oficina sobre a utilização do LinkedIn como meio para expandir conexões e ainda degustação, para fins científicos, de cerveja experimental produzida com leveduras brasileiras desenvolvidas por pesquisadores do INCT Leveduras, rede que é coordenada na UFMG. Os participantes receberão certificados.
Pesquisa e empreendedorismo
A Terça da inovação promove a cultura empreendedora, conectando a pesquisa da UFMG com o mercado. O evento proporciona o compartilhamento de conhecimentos e experiências e a criação de parcerias estratégicas entre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais do ecossistema de inovação de Minas Gerais. “A captação de recursos é um desafio crucial para transformar boas ideias em soluções de impacto. Nosso objetivo é facilitar o diálogo e construir pontes entre a academia e o setor produtivo, impulsionando a inovação de forma prática e eficiente”, afirma o professor Benjamin de Menezes, diretor-presidente da Fundação Christiano Ottoni e cofundador do Escritório de Ligação da UFMG (ELO).
A Terça da inovação é uma realização do Escalab, da Fundação Christiano Ottoni, do Elo-UFMG, da CTIT, Inova UFMG e Escola de Engenharia. Em 2024, a iniciativa conta ainda com a parceria do INCT Leveduras.
Programação:
1/10, terça
Auditório
14h – Credenciamento
14h20 – Abertura
14h30 – Painel Estratégias eficientes para captação de recursos para projetos de inovação, com Benjamin de Menezes e Breno Oliveira (pesquisador e diretor de projetos do Escalab)
15h30 – Laboratório da Cerveja: Luciana Brandão, bióloga e fundadora da empresa, compartilha a experiência de pôr no mercado cervejeiro um produto desenvolvido com base em uma pesquisa acadêmica
Hall
16h – Café com cerveja: a equipe do INCT Leveduras, sob coordenação do biólogo Carlos Rosa, oferece degustação de cervejas experimentais produzidas para fins científicos com leveduras da biodiversidade brasileira, com base em receitas dos pesquisadores Marina Perbone e Fábio Florêncio.
Foyer
14h às 17h – Vitrine tecnológica: exposição de tecnologias inovadoras desenvolvidas na UFMG
Sala de Seminário
17h – Pesquisa em rede: maximizando o potencial do LinkedIn: na oficina, Kelly Metzker, consultora e especialista na plataforma, ensinará como utilizar a ferramenta para expandir suas conexões e abrir novas oportunidades para suas pesquisas.