Da saúde ao futebol: saiba em que áreas o cientista de dados pode atuar
Curso de graduação, cuja primeira entrada ocorreu neste ano, é tema de novo episódio da série 'Você estuda o quê?', da TV UFMG
O curso de Ciência de Dados passou a integrar o conjunto de formações de graduação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG em 2024, sendo ofertado pelos departamentos de Ciência da Computação (DCC) e de Estatística (DEST).
O bacharelado é uma das três novas graduações da UFMG com turmas ingressantes no primeiro semestre de 2024 e busca formar profissionais capazes de processar os dados, construir análises e modelos e apoiar tomadas de decisão em todos os níveis das organizações. As possibilidades de atuação de um cientista de dados são vastas, abrangendo desde a saúde até o futebol de alto rendimento.
Segundo o professor Marcos Prates, vinculado ao Dest e subcoordenador do curso, os dados são tudo o que permeia a tomada de decisão e constituem a fonte de recursos do mundo moderno. Grandes empresas como a Amazon, a Meta (Facebook) e a Google vivem dos dados dos seus usuários.
Ao projetar as oscilações do mercado ou compreender o comportamento do lucro ou prejuízo de uma empresa, o cientista de dados pode empreender apropriando-se de conhecimentos essenciais da Ciência da Computação e da Estatística.
Conheça a graduação em Ciência de Dados da UFMG no novo vídeo da série Você estuda o quê?, que divulga cursos ainda pouco conhecidos da Universidade. Assista aos episódios anteriores no canal da TV UFMG no YouTube.
Ficha técnica
Isadora Oliveira (produção e reportagem), Pedro Campos (motorista), Ângelo Araújo (imagens), Marianna Teixeira (ilustração e animação), Patrick Tales (edição de imagens) e Vitória Brunini (edição de conteúdo).