Arte e Cultura

Conservatório promove novo encontro de compositores com Dona Jandira

O Conservatório UFMG vai abrigar, nesta quarta-feira, 25, mais uma edição da série Encontro de Compositores, com Dona Jandira. Os músicos convidados são Moisés Pescador, Max Lisboa e Lu Severino. A apresentação, parte do projeto Quarta Cultural, terá início às 12h30, com entrada gratuita.

Dona Jandira lançou seu primeiro CD em 2008, aos 68 anos
Dona Jandira lançou seu primeiro CD em 2008, aos 68 anos Everton do Nascimento

Dona Jandira, idealizadora dos encontros, exibe, aos 76 anos de idade e dez de carreira, trajetória consagrada e premiada. Lançou seu primeiro CD em 2008, interpretando clássicos de Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Ataulfo Alves, entre outros.

Moisés Pescador: culto aos Orixás
Moisés Pescador: culto aos Orixás Estúdio Coletivo

Os músicos convidados levarão ao palco diferentes ritmos e inspirações. Moisés Pescador fala em suas criações do culto aos Orixás e das suas relações com a natureza, em ritmos africanos e afro-brasileiros (afoxé, ijexá, samba de terreiro, entre outros).

Lu Severino lança mão da experiência adquirida na música erudita com as orquestras sinfônicas da UFMG e de Minas Gerais e de sua atuação como maestro e diretor musical.

Max Lisboa viveu na última década em Lisboa, fez shows pela Europa e foi mentor do projeto Música Popular Própria, que visa criar públicos para as canções dos músicos independentes falantes de língua portuguesa, que viviam e trabalhavam em Lisboa.

A série Encontro de Compositores convida artistas de cidades mineiras mediante edital. A seleção é feita em Itatiaia, cidade onde Dona Jandira mantém um espaço multicultural.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

Repertório:

Lu Severino

Pelo simples fato
Minas tem mar (composta com Chico Lobo)
Violão

Max Lisboa

Corre caracol
O grito da Terra 
Os super-heróis brasileiros

Moisés Pescador

Mensageiro do universo
Zumbi
Salve Oxalá

Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG