Escritor Manoel Soares conversa sobre o seu novo livro, ‘Para meu amigo branco’
A obra do jornalista aborda o racismo de forma empática e didática, sem deixar de mostrar a violência à qual a população negra está exposta
O escritor e jornalista Manoel Soares publicou, recentemente, seu livro Para meu amigo branco. Ao longo de sua carreira como comunicador, atuando como repórter e apresentador da TV Globo, o autor tem se dedicado a divulgar os aspectos positivos e construtivos das favelas. Suas vivências e a experiência como presidente estadual da Central Única das Favelas, em São Paulo, o levaram a direcionar seu trabalho para a propagação das potências da periferia e o combate à masculinidade tóxica.
No livro, Soares busca uma ponte de comunicação didática com um amigo branco, criando um primeiro passo para uma aproximação honesta. Ao falar sobre racismo de forma delicada, abordando a violência à qual a população negra está exposta e a responsabilidade da branquitude, o autor propõe um caminho de diálogo e mudança.
Manoel Soares falou sobre Para meu amigo branco em entrevista ao programa Universo Literário que foi ao ar na quinta-feira, 15.
Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas