Biblioteca do Departamento de Física tem exposição permanente de experimentos científicos
Materiais didáticos da professora Beatriz Alvarenga estão entre os destaques do acervo
Experimentos interativos, como o ebulidor de Franklin, e equipamentos de ilusão de ótica como o ‘espelho vazado’, entre muitos outros, estão disponíveis para visitas gratuitas na biblioteca do Departamento de Física.
“O objetivo é promover o interesse pela ciência e estimular a curiosidade pelos fenômenos físicos e pelos livros de divulgação científica da área", anuncia a bibliotecária Gislene Rodrigues.
Turmas de escolas precisam fazer agendamento pelo e-mail bibliodf@fisica.ufmg.br. Já as visitas individuais ou de grupos pequenos não precisam ser agendadas. Em média, 500 visitantes são recebidos no local a cada ano.
Acervo
Na biblioteca do Departamento de Física, há mais de 10 mil exemplares e cerca de oito mil títulos. Entre os destaques do acervo estão os materiais de autoria da professora Beatriz Alvarenga, como o livro Física – contextos e aplicações, best-seller desde 1970.
Dois volumes dos tratados sobre radioatividade, de Marie Curie, datados de 1910, e um livro com fotos de todos os artigos de Albert Einstein, em alemão, estão entre os mais procurados itens do setor de obras especiais.
Mais informações estão disponíveis no portal do Sistema de Bibliotecas da UFMG.