'Proleitura', curso de especialização em língua portuguesa, oferece 39 vagas no segundo semestre
Formação on-line é destinada a professores da educação básica e profissionais interessados em leitura e produção de textos

A revolução nos modos de produção, difusão e recepção dos textos orais e escritos modificou radicalmente a forma de produzir conhecimento, graças, em grande parte, à presença de telas. Para isso, os processos de inclusão digital tornaram-se essenciais para a compreensão das novas modalidades e realidades do texto na contemporaneidade. Diante da necessidade de aprimoramento da competência em leitura e produção de textos no país, a Faculdade de Letras da UFMG está ofertando 39 vagas para o curso de especialização em Língua Portuguesa: teorias e práticas de ensino de leitura e produção de texto (Proleitura), com ingresso no segundo semestre de 2025.
O curso é destinado a professores da educação básica (níveis fundamental e médio) e profissionais que apresentem interesse em leitura e produção de textos, com graduação completa. Dez por cento das vagas são reservadas à participação de candidatos da comunidade externa, caracterizados como carentes, e de servidores da UFMG, desde que aprovados em processo seletivo. As inscrições devem ser feitas até 30 de maio, no site da Fundep, e a documentação (detalhada no item 4.1 do edital) deve ser enviada por meio de formulário eletrônico. A taxa de inscrição custa R$ 35.
A especialização visa aprimorar competências em leitura e produção de textos e atualizar a qualificação dos profissionais, adequada aos modelos contemporâneos de produção e recepção de textos literários e não literários. A formação também busca a reflexão sobre a relação entre a pesquisa e a prática de ensino, estimulando a produção de materiais didáticos aplicados ao ensino da leitura e da produção de textos.
Seleção
A seleção será realizada em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, constituída pela avaliação da justificativa para a realização do curso, mediante carta de intenção. A justificativa, que deverá conter de 350 a 450 palavras, será avaliada em relação à correção formal, coesão e coerência textual e consistência na argumentação.
O resultado final será divulgado no dia 9 de junho, por meio do e-mail informado pelos candidatos e na página do curso.
Estrutura do curso
O curso será ofertado de 11 de agosto de 2025 a 28 de fevereiro de 2027, em formato on-line e assíncrono. A estrutura curricular é dividida em 12 disciplinas com carga horária de 30 horas cada, totalizando 360 horas. Dessa forma, a turma cursa uma disciplina por mês. Após ter concluído as disciplinas, o aluno dispõe de quatro meses para se dedicar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), junto ao orientador.
Outras informações, como os valores do curso, podem ser solicitadas à secretaria do curso pelo e-mail proleitura.letras@gmail.com ou consultadas no site do Proleitura.