Livro de escritora baiana leva Chapeuzinho Vermelho às ruas de Salvador
Narrativa de Palmira Heine mostra Chapeuzinho conhecendo a cultura local e falando um belo português, aprendido com os livros de Monteiro Lobato
Já pensou em como seria se os personagens dos contos de fadas vivessem no Brasil? É essa imagem que a escritora e professora de linguística Palmira Heine, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), constrói no livro Chapeuzinho no Pelô.
A autora traz uma releitura da obra publicada no século 17, por Charles Perrault, e leva a protagonista para Salvador, na Bahia. A história original é cercada de violência e a escritora muda esse cenário na nova versão.
A narrativa de Heine mostra Chapeuzinho conhecendo a cultura local e falando um belo português, que aprendeu com os livros de Monteiro Lobato. E apesar de ter se livrado do Lobo Mau, a garota é perseguida pelo irmão do vilão, o Dom Lobão.
A escritora e professora Palmira Heine falou sobre a releitura de Chapeuzinho Vermelho em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 9.
O livro pode ser encontrado no site Asas da Leitura. Outra opção para adquiri-lo é fazer contato com a autora, pelo e-mail pavibheine@gmail.com.