No Dia da Literatura Infantil, programa Universo Literário destaca vida e obra de Alaíde Lisboa
Programa da Rádio UFMG Educativa entrevistou a filha da escritora do clássico ‘A bonequinha preta’
Uma das grandes autoras da literatura infantil mineira e brasileira foi a escritora, jornalista e educadora Alaíde Lisboa. Nascida em Lambari, no interior de Minas Gerais, Alaíde passou a maior parte da sua vida em Belo Horizonte. Foi professora da Faculdade de Educação da UFMG e a primeira mulher a se eleger vereadora em Belo Horizonte, exercendo seu mandato entre 1949 e 1952.
Seu livro mais famoso, A bonequinha preta, completa 80 anos em 2018 e conta a história da menina Mariazinha e de sua boneca, que são muito amigas. A história foi escrita durante um curso de aperfeiçoamento do qual a educadora participou e já vendeu mais de um milhão de exemplares, tornando-se um dos livros mais importantes da literatura infantil nacional.
Nesta quarta-feira, 18, dia em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, conversou com Maria Lisboa de Oliveira, filha de Alaíde de Lisboa e professora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG. Na entrevista, ela falou sobra a vida e a carreira da mãe, especialmente na literatura infantil.
O livro A bonequinha preta pode ser encontrado no site da Editora Lê.