Noite Ilustrada debate denúncia do plágio como gesto político e hierarquias no mundo da música
Discussão ressurge com acusação do compositor Toninho Geraes de que a cantora Adele copiou sua canção 'Mulheres', sucesso na voz de Martinho da Vila
O plágio nas artes é um assunto polêmico e muito debatido entre fãs e críticos. Está presente na música, na literatura, no cinema e nas mais variadas expressões. Mas qual o limite entre a inspiração e a cópia? Recentemente, a cantora Adele foi acusada de plagiar o samba Mulheres, escrito por Toninho Geraes e popularizado na voz de Martinho da Vila, em 1995. Segundo Toninho, a canção Million Years Ago, lançada pela britânica no álbum 25, se apropriou da melodia de sua canção. Ao todo, o músico contabilizou 88 compassos com cópia na faixa de artista, o que corresponde a 87% da faixa. Desde o ano passado, houve tentativas de acordo por parte de Geraes, mas, diante do silêncio da cantora e sua equipe, a questão está sendo levada à justiça.
Essa não é a primeira vez que um artista estrangeiro é acusado de plagiar uma obra brasileira. Este caso faz parte de uma longa lista que, de acordo com o professor de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) João Cézar de Castro Rocha, revela as hierarquias do mundo cultural. Em recentes publicações na sua conta do Twitter, Rocha fez uma breve análise do tema na qual defende que processar plagiadores pode ser um grande "gesto político".
Nesta quinta-feira, 16, o programa Noite Ilustrada teve o professor João Cézar de Castro Rocha como convidado para falar sobre o tema. De acordo com o pesquisador, o que caracteriza o plágio na música seria a cópia de um certo número de acordes. Já em outros meios, como a literatura, a prática pode ser identificada pela apropriação de um tema ou ideia. Para Rocha, "a impressão que se tem é de que artistas da Europa ou dos Estados Unidos enxergam composições brasileiras ou de outros países 'de terceiro mundo' como sendo menos valiosas, pertencendo a um 'folclore', enquanto a 'arte verdadeira' pertence somente a eles mesmos".
Ouça a entrevista completa no SoundCloud.
O professor da UERJ João Cézar de Castro Rocha costuma publicar análises curtas sobre diversos temas nas redes sociais. Acompanhe o pesquisador por seu perfil no Twitter.
Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas