Ensino

Programa Mover promove capacitação para interessados em atuar no setor automotivo

Iniciativa de inovação aberta coordenada pela Fundep e pela UFMG oferece 50 bolsas de R$ 4 mil para estudantes e recém-formados

.
Capacitação pretende desenvolver competências técnicas e comportamentais de estudantes e profissionaisImagem: Matheus Espíndola | UFMG (com IA)

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a formação Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular, que oferece 50 vagas, com bolsas de incentivo no valor de R$ 4 mil. A jornada de capacitação em inovação é aberta para estudantes e recém-formados interessados em atuar no setor automotivo. A iniciativa é da Linha VI – Conectividade Veicular, do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que tem coordenação técnica da UFMG e administrativa da Fundep.

A formação é aberta a estudantes matriculados a partir do quarto período de qualquer curso superior e a profissionais graduados em qualquer área de conhecimento que tenham interesse em atuar no setor automotivo.

Com duração de oito semanas, o treinamento presencial ocorrerá no período de 20 de maio a 12 de julho (de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h), na região central de Belo Horizonte (MG). Além da bolsa-incentivo, os participantes que concluírem a imersão receberão certificado. Para isso, o aluno precisará frequentar 90% das atividades e participar, ao final, da apresentação das soluções desenvolvidas.

Ao longo do percurso de formação, os estudantes terão acesso a conteúdos e palestras e participarão de visitas técnicas em que serão abordados temas relacionados ao desenvolvimento de habilidades comportamentais e profissionais, como liderança, comunicação, criatividade, inovação, gestão de conflitos e pensamento crítico e analítico.

Competitividade
O Mob_Lab foi desenvolvido como apoio ao Eixo 3 – Programa de Desenvolvimento de Competências em Análise de Dados e Inteligência Artificial Aplicada à Análise de Sistemas Complexos da Linha VI – Conectividade Veicular, do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal. O programa visa ampliar a competitividade do setor automotivo por meio de três pilares: atração de talentos, capacitação e conscientização dos tomadores de decisão sobre o potencial das novas tecnologias e sobre como elas podem impulsionar a competitividade das empresas.

Os participantes vão se reunir em grupos para trabalhar na resolução de desafios propostos por "organizações-madrinhas". Essas empresas da cadeia automotiva e de mobilidade vão compartilhar desafios e acompanhar, de maneira ativa, o desenvolvimento de possíveis soluções.

Leia mais sobre a capacitação na página da Fundep.