Projeto do CAD 3 é apresentado no principal site de divulgação da arquitetura mundial
Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas foi concebido por equipe heterogênea de arquitetos e aliou custo baixo, simplicidade e qualidade
O Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas da UFMG, o CAD 3, localizado no campus Pampulha, ganhou espaço de destaque no ArchDaily, considerado o mais importante website de divulgação de projetos arquitetônicos do mundo.
Com área construída de 10,6 mil metros quadrados, o CAD 3 tem três salas de aula com 50 cadeiras, 22 com 70 cadeiras e oito auditórios com 150 cadeiras. O edifício é dividido em dois blocos: as salas de aula estão no bloco cinza, e os auditórios, no bloco amarelo. O site destaca que uma das características mais marcantes das instalações é a estrutura de quatro dos oito auditórios: eles são equipados com divisórias modulares articuladas, o que possibilita convertê-los em dois anfiteatros com capacidade para 300 pessoas, cada. Ali, aulas e conferências são ministradas em 360 graus. Toda a estrutura ganhou tratamento acústico adequado, e o prédio tem amplos espaços de convivência.
O projeto foi concebido sob a liderança da arquiteta, professora e pesquisadora Maria Lucia Malard. Seis arquitetos de idades, formações e experiências distintas propuseram e discutiram a concepção e as soluções para o Centro, e o processo de desenho e de construção teve participação também de projetistas da Universidade. “Trata-se de um exemplo clássico que aliou baixo custo e simplicidade com criatividade e excelente qualidade”, define Maria Lucia Malard. A equipe foi formada também pelos arquitetos Alenka Cencic, Alethea Lessa Moreira, Geraldo Ângelo Silva, Maria Cristina Furlan e Mateus Pontes.
Gestão espacial
Inaugurado em março de 2018, o CAD 3 foi o último dos centros de atividades didáticas concluído – os outros são os de ciências naturais e ciências humanas. Os prédios foram construídos com recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
O ArchDaily chama a atenção para o fato de que os CADs inauguraram nova forma de gestão espacial na UFMG – essas estruturas não estão vinculadas a unidades acadêmicas e podem receber atividades e alunos de todas as áreas, embora, devido à sua localização no campus, cada um deles atenda preferencialmente a uma das três principais grandes áreas de conhecimento.
As imagens da galeria publicada pelo ArchDaily são de autoria da arquiteta e fotógrafa Juliana Berzoini.