Sarau com escritores celebra aniversário de Belo Horizonte
Espaço do Conhecimento reunirá autores independentes da capital mineira, que completou 120 anos
Celebrado no dia 12 de dezembro, o aniversário de Belo Horizonte também será lembrado no Espaço do Conhecimento da UFMG, que realizará nesta quinta-feira, 21, a partir das 19h30, sarau com a participação de escritores independentes. Com o objetivo de dar visibilidade à produção cultural da cidade, a atividade cria um espaço de compartilhamento de histórias e experiências convidando escritores e leitores para declamarem textos.
Os organizadores do evento lembram que Minas Gerais é berço de muitos talentos da literatura. Adélia Prado e Henriqueta Lisboa mudaram a poesia do país. Carolina Maria de Jesus levou a escrita brasileira para o mundo com suas narrativas sobre a realidade das favelas. A belo-horizontina Conceição Evaristo ficou famosa ao tratar de discriminação racial, de gênero e de classe em suas obras, que hoje ganham projeção e a põem ao lado de nomes famosos de BH, como Pedro Nava, Fernando Sabino, Rubem Braga e Carlos Drummond.
Ruas, esquinas, bares e praças de Belo Horizonte inspiram a produção de composições, versos e narrativas que marcam a cidade e os seus artistas. O Espaço do Conhecimento reavivará esse universo na atividade.
Paula Andrade, uma das idealizadoras do sarau, conversou com o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 19 de dezembro.
O sarau tem entrada gratuita, apenas é necessário retirar senha na recepção. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.