UFMG é homenageada pelo Instituto dos Advogados de Minas Gerais
Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida representaram a Universidade na posse da nova diretoria da entidade, fundada há 103 anos
Na noite desta quarta-feira, 7 de março, o reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida receberam, em nome da UFMG, homenagem do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), durante solenidade em que foi empossada sua nova diretoria. De acordo com a entidade, a homenagem se deve ao fato de a Universidade ter desempenho papel decisivo em sua fundação, que completou ontem 103 anos.
Na sessão realizada em 7 de março de 1915, o professor Francisco Mendes Pimentel, que 12 anos depois seria um dos fundadores e primeiro reitor da UFMG, foi aclamado presidente do IAMG. Na ocasião, todos os 46 advogados que assinaram a ata de constituição do Instituto eram vinculados à Faculdade de Direito, uma das quatro unidades que deram origem à Universidade. Entre eles, os juristas Francisco de Assis Corrêa, Edmundo Lins, Estevão de Magalhães Pinto, Afonso Pena Júnior, Rodolpho Jacob, Levindo Lopes, Raul Soares e Afrânio de Mello Franco.
O mandato do novo presidente do Iamg, Felipe Martins Pinto, se estenderá até 2020. Professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da UFMG, Felipe Martins é graduado em Direito pela PUC Minas, mestre e doutor em Ciências Penais pela UFMG. Ele também cursou residência pós-doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Além de Felipe Martins, integram a nova diretoria Jean Carlos Fernandes (vice-presidente), Sofia Miranda Rabelo (segundo vice-presidente), Alexandre Figueiredo Urbano (primeiro secretário), Gustavo Henrique de Souza e Silva (segundo secretário), Marcelo Romanelli Cézar Fernandes (primeiro tesoureiro), Jorge Ferreira da Silva Filho (segundo tesoureiro) e Bernardo Ribeiro Câmara (diretor de Interiorização). Também foram empossados os integrantes dos conselhos Superior e Fiscal e da Comissão de Seleção.
O Instituto
Sediado no bairro Santa Efigênia, o Iamg tem como objetivos, entre outros, incentivar a atualização dos métodos de trabalho e defender os direitos dos advogados, promover o estudo do Direito e a difusão dos conhecimentos jurídicos e colaborar com o poder público no aperfeiçoamento da ordem jurídica.
O Instituto, que hoje conta com mais de 300 associados, promove conferências, audiências públicas e privadas, publicação de trabalhos, cursos, palestras e outros eventos.