Realidade Olímpica

É de ouro

Centro de Treinamento Esportivo, que será inaugurado nesta sexta-feira, impulsionará formação e preparação de atletas de alto desempenho em Minas Gerais

Com infraestrutura de padrão internacional para a formação e preparação de atletas, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) será oficialmente inaugurado na manhã desta sexta-feira, 18, em cerimônia com presença do governador Fernando Pimentel e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

 

Resultado de parceria da UFMG com o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes, o CTE, construído em terreno no Centro Esportivo Universitário (CEU), conta com pista de atletismo, ativa há três anos, e piscina olímpica, onde a equipe de natação do Reino Unido vai se preparar para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (leia neste link). O local também possui ambientes para treinamento de força, laboratórios, salas de fisioterapia e academia. Também está prevista a construção de ginásio poliesportivo para abrigar atividades de outras modalidades, como artes marciais, vôlei e ginástica.

 

O reitor Jaime Ramírez afirma que o CTE é um projeto estruturante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG. "Ele terá impacto extraordinário sobre a formação de atletas de alto nível em Minas Gerais. Com o parque aquático e a pista de atletismo, combinamos a capacidade técnica e científica de nossos professores e treinadores com uma infraestrutura de padrão internacional", diz o reitor, acrescentando que o CTE é também um "equipamento de grande importância para projetos acadêmicos em saúde e contribuirá para fortalecer ações de pesquisa, ensino e extensão nesse campo".

 

O secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Silva, também ressalta a qualidade da infraestrutura do CTE. "É a oportunidade de os atletas disporem de uma instalação extremamente adequada. Não deixamos nada a desejar em relação aos padrões internacionais", afirma.

 

Embora também destaque a importância da conclusão de duas etapas cruciais do projeto, o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Sérgio Teixeira da Fonseca, prevê muito trabalho pela frente. "Quando a construção acaba, o trabalho de manutenção e condução do CTE começa. É nossa obrigação criar condições para a sustentação desse ambiente. Temos, por exemplo, um centro de atenção à saúde do atleta que precisa ser equipado", afirma Fonseca.

 

A expectativa do diretor é de que o Centro colabore efetivamente com o programa de desenvolvimento do esporte do governo federal que visa à descoberta e formação de talentos. "Nossa meta é oferecer condições para que aqui sejam revelados atletas com potencial para disputar as Olimpíadas de 2020", projeta.

 

Alto rendimento

 

A primeira instalação do CTE foi inaugurada em 2012: uma pista de atletismo de classe mundial que já se apresenta como trunfo das equipes que se dedicam à revelação e formação de competidores de ponta em Minas Gerais. A pista é certificada como Classe 1, a máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), uma vez que atende às necessidades de atletas de alto rendimento nas provas de corridas, saltos e lançamentos.

 

"Descobrimos uma atleta, a Núbia Soares, de 19 anos, que é uma das mais talentosas do Brasil. Ela treinou aqui durante seis meses e bateu o recorde sul-americano em salto triplo. No próximo ano, ela vai tentar se classificar para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos", destaca o professor e supervisor de atletismo do CTE, Leszek Szmuchrowski. Atualmente, 120 atletas se preparam nas dependências do Centro, que realiza duas "peneiradas" por ano para a seleção de novos atletas. "Queremos reunir aqui todos os jovens que queiram se dedicar ao esporte. É preciso dar essa oportunidade a quem tem talento", defende.

Da redação