Acontece
Interfaces
A nova edição da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG já está disponível na internet: https://goo.gl/879YnZ. A publicação reúne artigos e relatos de docentes, discentes e técnicos de diversas universidades brasileiras. Como explica a pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga, editora da publicação, as abordagens são norteadas por questionamentos surgidos diante da atual crise econômica e política, contexto no qual a extensão universitária tem muito a contribuir.
Sentidos do nascer
Experiências lúdicas, debates, reflexões e trocas de informações envolvendo aspectos da gestação e do nascimento compõem a exposição Sentidos do nascer. A atividade, que estará sediada no campus Saúde (Avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia), de 18 de março a 1º de abril, é um projeto de extensão da UFMG, em parceria com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.
No módulo Gestação, são feitas montagens fotográficas em que o visitante se vê “grávido”. A reflexão também será despertada por meio da leitura de cartas nas quais gestantes descrevem suas preferências e desejos. O debate articulado por diferentes pontos de vista sobre a melhor forma de nascer, questionando tendências e mitos, é a tônica do módulo Controvérsias da exposição.
No módulo Nascimento, os visitantes passam por equipamento que replica o canal do parto, numa vivência sensorial que simula a experiência do nascimento. Também compõe a atividade a área de Conversas, espaço onde os visitantes podem compartilhar vivências. Exibição de filmes, depoimentos, jogos, palestras e debates estão entre as atividades realizadas neste módulo. Mais informações podem ser obtidas no site.
Energia solar
De 4 a 7 de abril, A Escola de Engenharia sediará a sexta edição do Congresso Brasileiro de Energia Solar. Destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes que se dedicam ao campo das energias renováveis, com ênfase em energia solar, o evento vai promover, entre outras, discussões sobre conversão térmica e fotovoltaica; mercado, políticas públicas e gestão; impactos sociais, econômicos e ambientais; educação e capacitação em energia solar. Promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar (Abens), o congresso também vai abordar energia eólica, uso energético da biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, energia das marés e das ondas e células a combustível. Informações sobre programação e inscrições estão disponíveis no site.
Food trucks
Durante 60 dias, até o início de maio, a Praça de Serviços do campus Pampulha recebe food trucks (carros que vendem alimentos) que oferecerão, em período de teste, quatro tipos de refeição à comunidade universitária: comida mexicana, batata rosti, massas frescas e crepioca, mistura de crepe e tapioca. As empresas receberam liberação de uso do espaço no campus para trabalhar em duas faixas de horário: das 11h às 14h e das 18 às 22h.
O objetivo é aumentar a oferta de serviços de alimentação no campus, principalmente em áreas mais periféricas. Durante a experiência, os food trucks ficarão em frente à Praça de Serviços, onde será mensurada a demanda pelos tipos de alimentos oferecidos. A ideia é instalá-los, posteriormente, em locais – que estão sendo mapeados – onde a cobertura de cantinas é menor. Após o período, será feito credenciamento, conforme previsto na legislação.
Divulgação científica
A 36ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e tecnológica vai contemplar, neste ano, pesquisador ou escritor pela contribuição em divulgação na área de ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Candidatos devem encaminhar até 15 trabalhos veiculados por jornais, revistas, livros, internet, televisão, rádio, eventos culturais e outros meios.
O premiado receberá diploma e R$ 20 mil, mais passagem aérea e hospedagem, para participar da cerimônia de entrega do prêmio na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em julho na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). As inscrições devem ser encaminhadas, até 15 de abril, ao CNPq – Serviço de Prêmios (Quadra 1, Conjunto B, Bloco B, Edifício Santos Dumont, sala 101, Lago Sul, Brasília - DF, CEP 71.605-170). O vencedor será conhecido em 31 de maio.
Combate ao Aedes Aegypti
O Departamento de Gestão Ambiental (DGA) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) estão ministrando treinamentos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti no campus Pampulha. Material impresso e kit para a identificação do mosquito são distribuídos aos funcionários da UFMG, para que atuem como multiplicadores das informações e ações.
Segundo o pró-reitor de Administração, Mário Montenegro Campos, o conteúdo é destinado principalmente aos funcionários que prestam serviços relacionados à infraestrutura. A agenda dos treinamentos, que começaram no dia 10 e ocorrem sempre das 14h às 15h30 em auditórios de unidades acadêmicas do campus Pampulha, é a seguinte: 15 de março (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), 29 de março (Escola de Engenharia), 30 de março (Escola de Belas Artes), 5 de abril (Faculdade de Educação) e 7 de abril (Faculdade de Ciências Econômicas).