Para compreender a democracia
Obra didática organizada por professores do Departamento de Ciência Política reúne conjunto de artigos sobre Teoria Democrática
Estudantes de disciplinas do ciclo inicial de ciências humanas têm, agora, à disposição uma obra que reúne artigos de referência sobre origens, histórias, conceitos, instituições e debates contemporâneos sobre Teoria Democrática. Resultado de extenso trabalho de compilação e revisão, realizado por mestrandos e doutorandos da Pós-graduação em Ciência Política, a obra, organizada pelos professores Ricardo Fabrino Mendonça e Eleonora Schettini Martins Cunha, oferece um abrangente panorama introdutório sobre o tema.
Estabelecido o desenho da estrutura do livro – que é dividido nos eixos Histórias e conceitos, Instituições e arranjos democráticos e Debates contemporâneos e temas transversais –, os organizadores encomendaram a escrita dos capítulos aos professores do Departamento, egressos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ciência Política. O conteúdo reunido foi submetido à análise e aplicação nas salas de aula, em um processo de revisão e escrutínio, tanto por parte dos professores das disciplinas quanto por uma equipe de docência, formada por bolsistas de mestrado e doutorado. “Avaliamos que, para produzir esse material didático, seria interessante envolver um grupo de bolsistas, cujas atividades de docência estão, muitas vezes, restritas a trabalhos de monitoria. Então, a partir da reunião dessa equipe, houve sessões de análise coletiva nas quais foi realizada a leitura crítica dos capítulos produzidos e de sua aplicação nas salas de aula, configurando um processo de revisão desses textos”, explica Fabrino.
Segundo os organizadores, o livro trata de temas, às vezes densos – como os sistemas eleitorais e a reforma política –, de forma mais acessível, o que possibilita que sejam estudados por um leque maior de formações e também pelo público geral. “A cidadania requer conhecimento sobre a comunidade política em que se vive, mas a compreensão das regras, instituições e dilemas da democracia contemporânea encontra-se frequentemente dispersa e inacessível a públicos leigos”, afirma Ricardo Fabrino. Como exemplo, ele cita o tema da reforma política, que foi alçado à condição de problema público depois das Jornadas de 2013, “evidenciando a necessidade e a urgência de textos informativos e introdutórios sobre discussões atuais a respeito da democracia”.
Muito além da maioria
Ainda que o livro não conte com uma seção específica sobre crise ou erosão democrática no mundo contemporâneo – tema forte na literatura contemporânea da área – há vários capítulos que dialogam com o cenário atual ao discutir reforma política e comunicação e política. O volume também reúne conceitos de democracia e suas formas de apropriação, a ideia de opinião pública, questões sobre representação e sua pluralização, entre outros temas-chave. “Para estabelecer, de alguma forma, uma articulação com o contemporâneo, parece-me ser este um momento importante no mundo para se entender, discutir e oferecer uma compreensão mais acessível da democracia. A Teoria Democrática nunca defendeu, por exemplo, que democracia possa ser vista como ditadura da maioria. Ela sempre buscou estabelecer um conjunto de condições e definições que são muito importantes para a estrutura da democracia e não se resume a uma simples agregação de preferências majoritárias ou, como frequentemente tem ocorrido, à transformação de minorias intensas em maiorias”, detalha Fabrino.
Introdução à Teoria Democrática: conceitos, histórias, instituições e questões transversais é uma publicação da coleção Didática, da Editora UFMG, e contou com o apoio de edital da Pró-reitoria de Graduação.
Livro: Introdução à Teoria Democrática: conceitos, histórias, instituições e questões transversais
Organizadores: Ricardo Fabrino Mendonça e Eleonora Schettini Martins Cunha
Edição: Editora UFMG
372 páginas / R$ 72 (no site da Editora UFMG, o livro está sendo vendido a R$ 50,40)