Haja coração!

Descarte responsável

Em nova operação, UFMG eliminou o equivalente a mais de três milhões de folhas de papel

Pela segunda vez neste ano, a UFMG eliminou grande quantidade de documentos. Foram 950,44 metros lineares de material impresso, o equivalente a mais de três milhões de folhas de papel A4. A operação foi realizada neste mês, sob a coordenação da Diretoria de Arquivos Institucionais (DiArq) e do Departamento de Gestão Ambiental (DGA/PRA).

O material, que corresponde a quase o triplo do volume descartado em abril deste ano, é oriundo dos arquivos do Colégio Técnico (Coltec), da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Diretoria de Ação Cultural (DAC), do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF), do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais (DLO) e da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG). 

Os procedimentos seguiram a Resolução nº 40 do Conselho Nacional de Arquivos (­Conarq). O órgão integra o Sistema Nacional de Arquivos (Sinar), cuja finalidade é implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando a sua gestão, preservação e acesso.

A vice-diretora de Arquivos Institucionais, Júnia Terezinha Ramos, destaca a atenção aos trâmites avaliativos antes de tomar qualquer medida em relação a documentos públicos. “Antes dessa eliminação, foi feito todo um trabalho para que não restassem dúvidas de que esses documentos podiam ser descartados.”

Equipe da cooperativa parceira carrega o caminhão
Equipe da cooperativa parceira carrega o caminhão Foca Lisboa | UFMG

Parceria

A Resolução nº 40 do Conarq determina que documentos oficiais sejam destruídos após o descarte, podendo ser fragmentados, de forma manual ou mecânica, pulverizados ou, no caso de documentos digitais, desmagnetizados ou reformatados. Para dar conta do volume gerado, a UFMG firmou parceria com a Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis da Pampulha (Astermap). Os documentos são doados para a entidade.

Em abril, os documentos descartados foram levados para a sede da Astermap antes de serem encaminhados para a empresa responsável pela reciclagem do material. Dessa vez, devido ao volume descartado, a UFMG arcou com o transporte diretamente para a empresa. A logística dessa etapa é executada pelo Setor de Resíduos do Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Pró-reitoria de Administração.

Maria Gabriela Lara