Universidade que inova
Ranking de confederação de empresas juniores elege a UFMG como a federal que mais promove o empreendedorismo tecnológico
A UFMG é a universidade federal que mais promove o empreendedorismo entre os seus estudantes, segundo ranking da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. O resultado do estudo foi divulgado no último dia 22, em solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília.
No ranking geral, a UFMG aparece em terceiro lugar, atrás da Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a primeira posição, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De Minas Gerais, ainda integram a lista as universidades federais de Itajubá (Unifei) e de Viçosa (UFV), que foram classificadas, respectivamente, na quinta e na nona posições. Todas as dez instituições listadas são públicas. Veja o resultado detalhado da premiação.
“Na UFMG, consideramos a empresa júnior uma atividade complementar ao ensino da graduação, um campo de aprendizado para o ensino superior”, afirma o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, que representou a Universidade em Brasília. “Nesse sentido, buscamos abordar o empreendedorismo não apenas pelo viés da formação de empresários. Na UFMG, o empreendedorismo é considerado atividade integrada ao aprendizado”, explica.
O Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras 2019, que está em sua terceira edição, tem o objetivo de reconhecer as comunidades acadêmicas que mantêm ecossistemas mais favoráveis à inovação. Neste ano, 123 universidades das 27 unidades federativas foram avaliadas. Cerca de 15 mil estudantes foram entrevistados.