“Design não é estética, é uma projeção de experiências”. Assim define, Roberto Kodi Uchida 24, aluno do último período do curso na UFMG. Ao longo da graduação, ele participou dos mais diversos projetos - desde o desenvolvimento de um sistema que traduz sons em imagens para usuários com deficiência auditiva, realizado durante um intercâmbio aos EUA, até o projeto de um vaso de plantas com sistema de gotejamento automático.“Design é significado: parte das necessidades do usuário”, completa.
A graduação, oferecida na Escola de Arquitetura da UFMG, contempla aspectos tecnológicos, de produção, artísticos, mercadológicos e de usabilidade (ergonomia física e cognitiva, interação visual, entre outros) de modo interdisciplinar e sistêmico. O início da trajetória prioriza o conhecimento geral do design, para depois conduzir a um dos percursos formativos: construção, gráfico ou produto. A formação relaciona tudo isso, o que não impede a especialização em uma dessas áreas.
O curso alia atividades teóricas e práticas. A solução de problemas precisa ser fundamentada em construções teóricas que promovam mudanças nos produtos, com a aplicação de novas referências de desenvolvimento sustentável. Kodi lembra que muitos alunos entram no curso depois de ter passado por outras graduações. “Isso é muito bem-vindo no design, porque a transdisciplinaridade enriquece os pontos de vistas sobre o mesmo problema, expandindo assim, as possibilidades para solucionar as questões”, avalia.
Há uma tendência de atuação de profissionais de Design em startups, que reconhecem em suas equipes a necessidade de um profissional da área. Ter o próprio empreendimento também faz parte parte do desejo de muitos estudantes, a exemplo de Kodi. Ele avalia a ideia de expandir seu projeto de conclusão de curso: soluções para estudantes universitários que moram de aluguel, por meio de um sistema de móveis essenciais em moradias temporárias.
PARA SABER MAIS
Design: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 22,92
Nota de corte no Sisu 2018: 713,5
Nota do Enade: curso ainda não avaliado