A engenharia química estuda maneiras de otimizar a transformação de matérias-base em produtos, para depois disponibilizá-los em larga escala para a população. O campo de atuação é amplo, versátil e abrange diversos tipos de indústria: alimentícia, metalúrgica, mineral, cosmética e farmacêutica, por exemplo. Outra área de destaque é a ambiental, com o desenvolvimento de processos industriais sustentáveis, que reduzam o grau de agressão ao meio ambiente.
É importante destacar que a graduação em engenharia química se diferencia bastante do bacharelado em química, embora ambos trabalhem com substâncias. Mas enquanto os químicos costumam trabalhar em laboratórios, ou na docência, a engenharia forma profissionais especializados para atuar em fábricas e indústrias.
A engenharia química da UFMG tem especial enfoque nos estudos de processamento de minério, fundamentais no estado com a maior atividade mineradora do País. As principais disciplinas do curso abrangem química, física e matemática; nas optativas, os estudantes podem se aprofundar em campos como gestão, administração e inovação no setor industrial. Além da forte base teórica, a prática da profissão pode ser experimentada em laboratórios da Universidade e durante visitas técnicas a indústrias. Também é possível vivenciar o mercado de trabalho desde o início da graduação na Mult Jr., empresa júnior do curso.
O voluntariado também é pauta importante na engenharia química da UFMG. A graduação é berço da iniciativa Equalizar, que hoje conta com estudantes e egressos de várias áreas do conhecimento. Idealizado em 2011 por alunos da graduação, o projeto de extensão promove cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de cursos técnicos, como o Colégio Técnico da UFMG (Coltec). As aulas, gratuitas e voltadas para alunos carentes da rede pública, são ministradas pelos próprios estudantes da Universidade.
Mestranda em engenharia química, Ana Belisário, 25, é voluntária do projeto desde 2012. “Eu participei do primeiro processo seletivo, porque queria dar aulas de matemática. A educação sempre foi uma causa que me motivou muito, então acabei me apaixonando pelo projeto e estou lá até hoje. É uma forma de minimizar a desigualdade na educação e proporcionar ensino de qualidade”.
PARA SABER MAIS
Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 13,38
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 768,12
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2017: 5