Ser dedicado aos estudos e ter afinidade com química e biologia é essencial para quem pretende ingressar no curso de Farmácia. No ciclo básico, exige-se aprofundamento teórico nestas disciplinas, fundamentais para a formação do farmacêutico.
Este profissional da saúde estuda o desenvolvimento e a produção de fármacos, bem como sua atuação no corpo humano, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. O farmacêutico desenvolve suas atividades em diferentes locais: farmácias, drogarias, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, hospitais, consultórios, clínicas, instituições de pesquisa e de ensino e indústrias de medicamentos, de cosméticos e de alimentos. Pode atuar, ainda, no controle de qualidade, na regulação de medicamentos e na perícia criminal.
A farmácia ocupa-se de toda a vida do fármaco, incluindo o seu descarte, como se acompanha na reportagem da TV UFMG.
Ao aluno são oferecidas duas opções de turnos, diurno e noturno, com o mesmo conteúdo curricular. A diferença é o tempo de integralização padrão, de 10 ou 13 semestres, respectivamente. Após o ciclo básico, as disciplinas são agrupadas em cinco grandes áreas: análises clínicas e toxicológicas; alimentos; indústria de medicamentos e cosméticos; farmácia hospitalar e serviços de saúde; e formação geral. Várias contam com aulas práticas em laboratórios variados, como o laboratório de simulação de produção medicamentos e o de cuidado ao paciente.
Como existem disciplinas e estágios optativos, o estudante pode direcionar sua formação de acordo com seus interesses e afinidades. “O curso exige muita dedicação e estudo, mas tem como vantagem a ampla área de atuação do farmacêutico”, avalia Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, 35, que concluiu a graduação em 2006. Desde a infância, Mariana tinha o sonho de ser professora da UFMG. Optou pela Farmácia por ter grande afinidade com a química. Durante o curso, ela se apaixonou pelo cuidado com o paciente e se tornou pesquisadora desta área.
“No curso, desenvolvi autonomia para estudar e buscar aquilo que preciso. Ao longo da graduação, gostei muito de fazer estágio em pesquisa e atuei em laboratórios do departamento de química, com síntese de fármacos. Mas me encontrei como profissional ao cursar disciplinas como atenção Farmacêutica e atender pacientes na Farmácia Universitária, conta”.
Depois de formada, Mariana deu continuidade aos estudos. Fez especialização em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde na Unimontes, mestrado, doutorado e pós-doutorado em ciências da saúde, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e na UFMG, respectivamente. “Após vários concursos e emoções, tomei posse como professora da UFMG em fevereiro de 2018. Sinto que completei um ciclo e agradeço todos os dias por ter passado no vestibular da UFMG, minha segunda casa”, diz.
PARA SABER MAIS
Estrutura curricular
Diurno https://ufmg.br/cursos/graduac...
Noturno https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 18,45 (diurno), 25,29 (noturno)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 720,36 (diurno), 708,22 (noturno)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2016: 5