periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Letras

Gosta de estudar literatura? Ou prefere ser professor? Quer trabalhar na  tradução de filmes e seriados? Basta escolher: com mais de dez habilitações distintas, a graduação em letras na UFMG permite todas essas opções.

Nos dois primeiros semestres são ofertadas as disciplinas do núcleo comum, com estudos em linguística, fonética, sintaxe e literatura. Depois, cada estudante escolhe a habilitação que deseja cursar e se dedica à grade específica de sua escolha. Independentemente da habilitação, o curso de Letras prepara seus estudantes para serem profissionais críticos, com alta carga de leitura e discussões teóricas. O curso é flexível e permite ao aluno fazer matérias de outras habilitações para complementar sua formação.

Para a TV UFMG, duas escritoras que estudaram Letras na UFMG falam sobre suas trajetórias literárias e o envolvimento da Universidade no processo de formação de suas carreiras em diferentes contextos.


Bacharelado

O bacharelado é ofertado em diversas habilitações: Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Edição, Línguas Estrangeiras Modernas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano), Línguas Clássicas (Grego ou Latim), ou Tradução (Português/Alemão, Português/Espanhol, Português/Inglês, Português/Francês, Português/Italiano, Português/Latim ou Português/Grego).

O mercado de trabalho é amplo, conforme a habilitação escolhida pelo egresso. É possível atuar com tradução de artigos, livros e filmes; crítica literária, revisão de textos, além da carreira acadêmica, voltada à pesquisa e à docência no ensino superior.

Letras
Letras Júlia Duarte

Licenciatura

Por muito tempo, Cláudio Carvalho, 19, não gostou de ler. Passou toda a infância e a pré-adolescência “sem ter pegado em um livro na vida”, revela. Tudo mudou no ensino médio, quando uma professora lhe indicou romances brasileiros e poesia, e ele se apaixonou pela leitura — tanto que decidiu cursar letras. Agora, o estudante está no terceiro período da licenciatura dupla em português e francês.

“Eu tinha muito receio de virar professor, porque tinha medo de não ensinar direito. Mas recebi orientação dos meus professores de escola, que se formaram aqui na UFMG e me aconselharam sobre a profissão. Então, minha escolha pela licenciatura teve muito a ver com eles, porque quero fazer por outras pessoas o que fizeram por mim”. Atualmente Cláudio faz estágio no Centro Pedagógico da UFMG, onde tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da profissão.

As licenciaturas simples (que permitem lecionar em apenas uma língua) em português ou inglês são ofertadas em ambos os turnos. Já as licenciaturas duplas (que permitem lecionar nas duas línguas) em português/francês e português/italiano são ofertadas apenas no período diurno, enquanto português/espanhol e português/alemão ocorrem apenas no noturno.

É importante destacar que é preciso ter conhecimentos intermediários na língua inglesa para cursar a licenciatura simples em Inglês. Já para as outras línguas estrangeiras, não é necessário conhecimento prévio.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular

Bacharelado diurno https://ufmg.br/cursos/graduac...
Bacharelado noturno https://ufmg.br/cursos/graduac...
Licenciatura diurno https://ufmg.br/cursos/graduac...
Licenciatura noturno https://ufmg.br/cursos/graduacao/2422/91241

Relação de candidatos por vaga: 

7,7 (diurno / bacharelado)
8,2 (diurno / licenciatura)
10,59 (noturno / bacharelado)
10,72 (noturno / licenciatura)

Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 

703,7 (diurno / bacharelado)
695,26 (diurno / licenciatura)
677,38 (noturno / bacharelado)
669,06 (noturno / licenciatura)

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2017: 4 (licenciatura) 3 (bacharelado)