Durante o ensino médio, quando ajudava os amigos a entender sobre cálculos e problemas matemáticos, Letícia Poletto, 21, teve certeza da escolha. “Tudo conduziu à matemática: tive apoio da minha família, dos professores. É algo que faço feliz”, conta a aluna do 8º período do curso na UFMG.
Com a tradição de formar alunos desde quando ainda era um curso da antiga Faculdade de Filosofia da UFMG, a graduação em matemática é ofertada em duas modalidades: bacharelado (focado na pesquisa acadêmica) e licenciatura (voltada à formação de professores do ensino básico). O aluno que optar pelo curso no período diurno (a maior parte das aulas é no turno da tarde), escolhe qual modalidade deseja cursar após o terceiro período. O curso noturno forma alunos apenas para a licenciatura.
Para quem tem interesse no curso, uma dica é já ir se preparando para as aulas acessando o canal do projeto Pré-Cálculo, onde estão disponibilizadas várias aulas. A proposta é oferecer aos alunos recém-matriculados na UFMG, antes mesmo do início semestre letivo, conteúdos básicos das primeiras disciplinas, para melhorar os índices de aprovação dos novatos sobretudo na disciplina de cálculo, exigência tanto para a modalidade bacharelado quanto para a licenciatura.
Licenciatura
Na licenciatura, as disciplinas abordam problemas e soluções para o ensino da matemática. “A licenciatura me encantou, comecei a ter interesse em visualizar a dificuldade de aprendizagem dos alunos em relação à matemática”, conta Letícia. Para isso, os discentes devem fazer estágios obrigatórios e podem participar de pesquisas na Universidade.
Entre as várias experiências proporcionadas pelo curso, Letícia destaca a atuação no Programa de Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação. “Além do Pré-Cálculo, fazemos viagens pelo interior para levar a matemática aos alunos e compreender as dinâmicas de ensino”, completa.
E para popularizar a matemática, o departamento inaugurou este ano o Museu da Matemática. Seu objetivo, revelado na reportagem da TV UFMG, é promover a aproximação de estudantes a partir do 6° ano com essa ciência por meio de atividades lúdicas e interativas, além da capacitação de professores por meio de preparação de materiais didáticos
Bacharelado
Uma formação matemática consistente, que prepare o aluno para executar os mais complexos problemas, seja no mercado de trabalho ou diante de uma pesquisa acadêmica: este é o objetivo do bacharelado, que abrange conhecimentos como como álgebra, análise, geometria e probabilidade.
Compreender a matemática como linguagem, e não apenas como cálculo, é um dos objetivos do curso. Desta maneira, entre as competências a serem desenvolvidas no curso está incluída capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão, que decorrem do esforço de raciocínio. Outras competências que devem ser desenvolvidas no curso são a atuação em equipes multidisciplinares, a capacidade de aprendizagem continuada e de transformar a prática profissional em fonte de produção do conhecimento e trabalhar na interface da matemática com outros campos do saber.
Um dos exemplos de como essas competências se articulam é o projeto Probabilidades no Futebol, que reúne integrantes do Departamento de Matemática da UFMG para analisar as chances das equipes esportivas de vencerem campeonatos ou serem rebaixadas. Confira nessa entrevista com a equipe de redes sociais da UFMG como o projeto se tornou referência para as editorias de futebol da grande mídia em todo o país, que usa os seus cálculos para projetar os resultados das competições nas coberturas esportivas.
PARA SABER MAIS
Estrutura curricular
Licenciatura https://ufmg.br/cursos/graduacao/2345/91405
Bacharelado https://ufmg.br/cursos/graduacao/2345/91399
Relação de candidatos por vaga em 2018: 9,49 (diurno)
14,72 (noturno)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 698,12 (diurno)
698,42 (noturno)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): 4 (licenciatura e bacharelado)