O matemático da computação conecta conceitos abstratos e o mundo real, algo cada vez mais requisitado por empresas que criam ou empregam tecnologias como inteligência artificial e ciência dos dados. A possibilidade de experiências profissionais é ampla, em atividades de consultoria e assessoria técnica. O mercado busca criatividade: pessoas capazes de entender situações inéditas e propor soluções.
Em 2019, o curso de matemática computacional da UFMG completa 20 anos. Nas disciplinas ofertadas pelos departamentos de matemática e de computação os alunos aprendem a lidar com algoritmos e técnicas de programação. Também há disciplinas orientadas para atividades gerenciais e mercado financeiro.
Para Pedro Versiani, 26, recém-formado e aluno da especialização em matemática, afirma que o curso capacita para a formulação de modelos de soluções de problemas a partir de ferramentas computacionais e de matemática. “Muitos colegas utilizam o que aprendemos em outras áreas, como estatística, biologia, física, química, economia, medicina e sociologia. Outros trabalham com finanças e tecnologia, em empresas de grande porte”, conta.
Com o objetivo de desenvolver pesquisas na área, seja na universidade ou em empresas privadas, Pedro destaca a importância de experiências para além do ritmo acelerado das aulas. “Durante a graduação, fiz estágio, intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras e iniciação científica. Todas essas experiências contribuem muito para o reconhecimento dos caminhos profissionais”, garante.
PARA SABER MAIS
Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduacao/2425/91195
Relação de candidatos por vaga: 8,25
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 720,88
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): ainda não houve avaliação