periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Química

Ciência que estuda a matéria em seus mais diversos aspectos, a química é fundamental para o desenvolvimento tecnológico na sociedade contemporânea. Na UFMG, o Departamento de Química é responsável por 25% do total de patentes depositadas pela Universidade, o que facilita o  diálogo com outras ciências e abre oportunidades para os profissionais graduados. 

Raphael Ligório, 22, do oitavo período, optou pela trajetória em química ainda durante o ensino médio, quando ingressou no Colégio Técnico (Coltec) da UFMG. O desejo de estudar no prédio ao lado, do Instituto de Ciências Exatas (Icex), só aumentava. “ Eu já tinha certeza que queria fazer bacharelado em química e na UFMG”, afirma, com a alegria da escolha acertada. 

Química
Química Foca Lisboa

Por ser uma ciência experimental, a química  envolve muitas atividades práticas, desde o primeiro período, ministradas nos diversos laboratórios do departamento. As grandes áreas de estudo (analítica, inorgânica, físico-química e orgânica) contam com disciplinas teóricas e experimentais e fazem parte do percurso inicial do aluno na graduação. 

O curso tem duas modalidades possíveis: licenciatura, oferecida nos turnos manhã e noite, e bacharelado, oferecido apenas pela manhã. Qualquer que seja a modalidade pretendida, é inegável que 2019 é um ano especial para a área, já que, o mundo celebra o Ano Internacional da Tabela Periódica. Descoberta há 150 anos pelo russo Dmitri Mendeleev, essa ferramenta é considerada uma das conquistas mais relevantes para a ciência moderna, como revela reportagem da TV UFMG.

Bacharelado

O bacharelado em química da UFMG é voltado para a atuação do profissional em pesquisas. O  currículo é dividido em percursos como química tecnológica, de materiais, fina (produção de reagentes especiais) e ambiental. Além de atuação em empresas de grande porte, como farmacêuticas e refinarias de petróleo, o bacharel em química pode atuar em pesquisas nos mais diversos setores da economia.

“Meu objetivo é seguir uma carreira acadêmica”, conta Raphael, adiantando que o segredo para quem pretende se dedicar à pesquisa é o ingresso precoce nos programas de iniciação científica. Sua meta agora é partir do P4Tree, projeto do Departamento de Química da UFMG que desenvolveu tecnologia capaz de separar o fósforo presente na urina e reaproveitá-lo na agricultura e que desde 2018 tem a parceria da Belotur para produzir adubo a partir do xixi dos foliões do Carvanal da capital mineira, como revela reportagem da Rádio UFMG Educativa.


Licenciatura

O Brasil tem até 2024 para bater uma difícil meta. Cumprir a meta 15 do Plano Nacional da Educação (PNE), que prevê que todos os docentes da educação básica tenham formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. De acordo com o Censo Escolar 2017, apenas 78,4% deles se encaixam no requisito.

No ensino médio, química divide com física e línguas estrangeiras os piores índices de cobertura de professores com a devida formação em licenciatura. De acordo com os dados do censo, menos de 42% das aulas de química de todo o País são dadas por professores licenciados, o que torna a licenciatura em química da UFMG tão relevante.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular:
Licenciatura https://ufmg.br/cursos/graduac...
Bacharelado https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 7,02 (diurno)
10,4 (noturno)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 713,1 (diurno)
690,06 (noturno)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):
Licenciatura - 4
Bacharelado - 5