Concerto temático do Ars Nova pelo Dia dos Namorados
O Ars Nova-Coral da UFMG se apresenta no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil, na quarta-feira, 12 de junho, às 20h. O programa vai da renascença ao contemporâneo com obras conhecidas e inéditas que falam de amor. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 19h. O evento tem classificação indicativa de 18 anos.
Serão executadas peças de Pierre Passereau, Orlando de Lasso, Cláudio Monteverdi, Johannes Brahms e Maurice Ravel, todas com muita picardia e provocação - às vezes sutil, às vezes nem tanto. Além disso, o Ars Nova faz a estreia de quatro obras inéditas, parte de uma série de canções curtas para coro misto a cappella assinadas pelo compositor Jorge Antunes. A coletânea foi escrita entre 1991 e 2018, entre idas e vindas do compositor a Brasília, Rio de Janeiro e Paris.
Ars Nova celebra 60 anos
Em 2019, o Ars Nova-Coral da UFMG completa 60 anos de existência, tendo se consolidado como referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, conquistou prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países.
Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o coro tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas. Ao longo do 2019, os concertos do Ars Nova trarão detalhes que remetem à sua história, em comemoração ao aniversário do grupo.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do Ars Nova)