Grupo de Ópera da Uemg interpreta trechos de 'La Bohème' no Conservatório
O projeto Conexões Musicais recebe, na terça-feira, 19 de novembro, a partir das 19h30, o Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da Uemg, com o espetáculo La Bohème – trechos da ópera de G. Puccini. A apresentação será coordenada pelos professores Daiana Melo e Diego de Almeida. O evento, gratuito, ocorrerá no Conservatório UFMG.
A performance é resultado de montagem reduzida da ópera homônima do compositor italiano Giacomo Puccini. Para compor o enredo criado, o grupo também apresenta adaptações de outras obras do repertório operístico. A trama retrata a vida boêmia de um grupo de artistas em Paris, no inverno de 1830. Com enredo altamente comovente e uma reviravolta surpreendente, La Bohème tem como fio condutor o romance entre o poeta Rodolfo e a vizinha Mimí, amiga das artes.
Formação musical e divulgação
O Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), composto de estudantes de canto erudito e outros cantores líricos. A iniciativa proporciona enriquecimento na formação musical, aprimorando a prática do canto por meio da performance do repertório operístico de diferentes épocas, e possibilita a interação de cantores de variados níveis de domínio técnico-vocal. O projeto também se configura como ferramenta de divulgação da ópera como estilo e prática de performance musical a públicos de distintas realidades socioeconômicas e culturais.