Semana de Museus: Aula aberta do Rariorum aborda passado e futuro das instituições
O núcleo de pesquisa Rariorum UFMG promove aula aberta sobre 'O passado e o futuro das instituições', no dia 16 de maio de 2019, às 8h, na Escola de Ciência da Informação. A atividade integra a programação da 17ª edição Semana Nacional de Museus.
A aula, vinculada à disciplina Memória e Patrimônio do bacharelado em Museologia, será composta por três palestras de mestrandos de Programas de Pós-graduação em Museologia e História da UFMG e da USP, que discutem a trajetória de coleções e de instituições museais.
Discussões
Nas palestras, serão debatidos aspectos históricos da formação de acervos e a importância das coleções para definição da missão das instituições que detém sua guarda.
Com o objetivo de despertar o interesse de graduandos e pós-graduandos para a pesquisa acadêmica em História das Coleções e dos Processos Museais, as apresentações também vão abordar aspectos essenciais das metodologias de investigação empregadas nos projetos em discussão.
Após o debate, os organizadores vão convidar os participantes a assistir o Colóquio Internacional Patrimônio em Foco, organizado pelo Estopim, na sala 100 da Escola de Ciência da Informação.
Programação - Aula Aberta
Fontes para o estudo das coleções da Alta Modernidade - Carolina Vaz de Carvalho, mestranda do PPGHS-USP
'Gabinete de valor muito considerável'. História e memória da primeira coleção egípcia brasileira - André Onofre L. Chaves, mestrando do PPGH-UFMG
A 'Fundação de São Vicente', de Benedito Calixto: a(s) biografia(s) de uma pintura do Museu Paulista (1881-1939) - Eduardo Polidori, mestre pelo PPGMUS-USP