Tango de Alfredo Le Pera, imortalizado na voz de Gardel, inspira obra em exposição no Centro Cultural
Escultura em metal que encapsula a intensidade e a paixão inspiradas por um icônico tango, Por una cabeza, do artista visual e fotógrafo Guilherme Orzil, pode ser visitada até 29 de setembro no Centro Cultural UFMG. A canção, que descreve a história de um homem fascinado por mulheres e corridas de cavalos, foi composta por Alfredo Le Pera e imortalizada na voz de Carlos Gardel.
Com curadoria do professor Fabrício Fernandino, a exposição integra o projeto Escultura no centro, do Centro Cultural, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da EBA. A classificação etária é livre.
Entre a vitória e a derrota
"A obra, uma cabeça de cavalo com marcas profundas de ferrugem, não apenas retrata apenas o vigor e a força do animal, mas também simboliza a vulnerabilidade e o desgaste da alma humana diante da paixão arrebatadora", informa o texto de divulgação. Segundo o artista, "a escultura evoca o espírito da canção, na qual o cavalo e o amor se fundem em uma narrativa de risco e desejo. A ferrugem que cobre a peça é um testemunho do tempo, das cicatrizes deixadas pelas emoções intensas e pelas corridas que a vida nos obriga a enfrentar".
A expressão por una cabeza diz respeito à diminuta margem pela qual um cavalo pode ganhar ou perder uma corrida e exprime como pequenas diferenças podem ter grandes impactos. Assim é no tango, em que uma vitória por apenas uma cabeça pode mudar tudo. Por analogia, a obra de Orzil promove a reflexão sobre a linha tênue entre a vitória e a derrota, o amor e a perda.
Trajetória
Guilherme Orzil nasceu em Belo Horizonte, em 2001. Foi apresentado ao teatro e ao desenho ainda bem jovem e desenvolveu seus estudos e interesses profissionais no campo das artes visuais. Estudante da UFMG, com especialidade em desenho e escultura desde 2020, atuou como professor de desenho. Em 2022, trabalhou como fotógrafo em um cruzeiro marítimo pela Norwegian Cruise Line e hoje, além de professor, é bolsista no Conservatório UFMG, onde atua na produção de eventos. Atualmente, faz intercâmbio na Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina, onde se dedica aos estudos de história e cultura da literatura.