110 anos da imigração japonesa no Brasil é tema do Noite Ilustrada
Há exatamente 110 anos chegava à cidade de Santos o navio Kasato Maru. A bordo, haviam mais de 700 japoneses fugindo da instabilidade agrícola provocada pelo superpovoamento do país no início do século XX. Até a década de 70, aproximadamente 200 mil imigrantes chegaram do Japão com perspectivas de uma vida mais segura, e oportunidades de emprego e renda.
Por outro lado, não foi só a vida desses imigrantes que mudou. A sociedade brasileira sofreu alterações significativas após a chegada dos japoneses. Enquanto sobrava força de trabalho na terra do sol nascente, no Brasil, a mão-de-obra estava um tanto escassa.
Com o tempo, Brasil e Japão estreitaram ainda mais suas relações e a descendência japonesa teve grande influência na formação do nosso povo, além de um enriquecimento da nossa cultura.
A Professora do Departamento de Sociologia da UFMG, Yumi Garcia conversou sobre os 110 anos da imigração japonesa no Brasil com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nessa terça-feira, 19.
Para saber mais sobre a imigração japonesa no Brasil, que comemora 110 anos, acesse o site da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB). Outro site interessante para saber mais sobre o tema é o blog imigracaojaponesanobrasil.wordpress.com, que apresenta relatos feitos por doze imigrantes japoneses, com base de pesquisas na UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo.