Campanha promove conscientização para o uso racional de medicamentos
Iniciativa é do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, com participação da Faculdade de Farmácia da UFMG
Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em março de 2019, encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia, revela que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que usaram remédios nos últimos seis meses. Mais de 2 mil pessoas foram entrevistadas: 47% se automedicam pelo menos uma vez por mê, e 25% fazem isso todo dia ou pelo menos uma vez por semana.
No Brasil, o uso de medicamentos sem assistência médica é a principal causa de intoxicação. Em 2017, foram registrados 6.880 casos de intoxicação medicamentosa, o equivalente a 25% do total de ocorrências no ano.
Para alertar a população quanto ao uso correto e seguro dos medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais promove uma campanha sobre mitos e verdades que envolvem uso, controle, armazenamento e descarte de remédios. A iniciativa antecipa o Dia do Uso Racional de Medicamentos, lembrado em 5 de maio.
A campanha foi lançada nesta sexta-feira, 3, na rodoviária de Belo Horizonte. Farmacêuticos e estudantes do curso de Farmácia de diversas faculdades da capital orientam a população, além de medir pressão arterial, glicemia capilar, índice de massa corporal, peso, altura, dentre outras atividades.
A farmacêutica e presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Yula Merola, falou sobre a campanha durante entrevista ao programa Conexões.
Ao longo dos meses de maio e junho, a campanha será levada também para outras cidades mineiras. Para saber a programação, acesse o site crfmg.org.br/usoracional.