Campus Montes Claros estreia projeto 'Intervalo Cultural' nesta quarta
Show d'A Outra Banda da Lua marca chegada do Muitas Culturas nos Campi ao Norte de Minas
A Outra Banda da Lua se apresenta no dia 23 de maio, às 12h, no gramado do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. O show marca a estreia do Intervalo Cultural, projeto da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG cuja proposta é oferecer um espetáculo artístico todo mês, durante o período letivo. O show é gratuito e aberto também ao público externo.
A iniciativa visa contemplar as mais diferentes manifestações culturais, como performances de dança e teatro, apresentações musicais de diferentes estilos e stand up. “Queremos promover a cultura local e a integração entre o ambiente acadêmico e a população de Montes Claros”, afirma a coordenadora do projeto, Daiane Coutinho.
As apresentações ocorrerão sempre na última quarta-feira de cada mês, no intervalo entre os turnos matutino e vespertino, possibilitando à maioria dos estudantes o contato com as artes e a cultura.
A partir do segundo semestre, a seleção das atrações se dará por meio de chamadas públicas à comunidade do Norte de Minas. “Vamos fazer um levantamento prévio de artistas locais, divulgar o Instituto de Ciências Agrárias e trazer a população para dentro do campus Montes Claros, ao mesmo tempo que mostramos à comunidade acadêmica a identidade cultural da cidade”, explica Daiane. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2101-7754.
A Outra Banda da Lua
Natural de Montes Claros, o grupo representa a diversidade na música por meio da mescla de diversos estilos retrôs e contemporâneos, como mangue beat, tilelê, black music pop e música vanguardista paulistana. Desde 2015, a banda tem aparecido com destaque na região.
Com inspiração em Gal Costa, Jorge Ben, Jorge Mautner, Raízes, Novos Baianos, Tom Zé, o grupo mistura ritmos e harmonias à singularidade dos vocais de Marina Sena. No repertório, composições dos próprios integrantes: Edson Lima (guitarra), Mateus Sizílio (bateria), Matheus Bragança (baixo) e o multi-instrumentista André Oliva.
Muitas Culturas nos Campi
O projeto Muitas Culturas nos Campi é uma realização da DAC, com o objetivo de promover a articulação, interação e interlocução dos espaços culturais e das ações artísticas da UFMG. A programação, gratuita e de qualidade, é apresentada em forma de circuito nas diversas unidades. A ideia é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica.
São realizados espetáculos, oficinas, cursos e minicursos, palestras, exposições, instalações, residências artísticas, ciclos de debates, entre outros formatos. Há espaço para diferentes linguagens – teatro, dança, música, poesia, performances, intervenções – e grupos, incluindo os de segmentos historicamente excluídos.
O Muitas Culturas nos Campi é composto de sete séries: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde (ambos no campus Pampulha), Quinta Cultural (campus Saúde, Baixo Centro En(Cena) (Centro Cultural UFMG), Multiverso (Espaço do Conhecimento UFMG), Perspectiva (Conservatório UFMG) e Intervalo Cultural (Montes Claros). Todas as atividades são abertas à comunidade externa.