Denise Morado, da Arquitetura, lança livro sobre a cidade excludente
Autora define a obra como resultado da 'frustração de uma intelectual' empenhada em compreender a complexidade da periferia
A professora Denise Morado, da Escola de Arquitetura, residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 30, pela Editora Lutas Anticapital, o livro O sistema de exclusão na cidade neoliberal brasileira.
Segundo a autora, no livro são apresentados os instrumentos metodológicos que desvendam as percepções e reações dos dominados às práticas excludentes que conformam a vida na cidade neoliberal brasileira, desnaturalizando o que ela define como “sistema de exclusão”. “A obra trata da frustração de uma intelectual que há anos se embrenha nas periferias da grande metrópole e se compromete com os que ali vivem, tentando apreender e compreender a complexidade da produção desses lugares", testemunha.
O evento de lançamento terá início às 17h, na plataforma Zoom.
A atividade vai contar com a participação do professor Estevam Las Casas, diretor do Ieat, além de Luciana Lago, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Henrique Novaes, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), que é membro do Conselho Editorial da Editora Lutas Anticapital.
Sobre a autora
Denise Morado é graduada em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Izabela Hendrix, mestre em Arquitetura pela University of York (Inglaterra) e doutora em Ciência da Informação pela Escola da Ciência da Informação da UFMG. Ela também fez residência pós-doutoral em Geografia no Instituto de Geociências da UFMG. Atualmente, coordena o grupo de pesquisa Práticas sociais no espaço urbano, vinculado ao Ieat.