Documentário retrata a história de resistência artística do Aglomerado da Serra
Dividido em dois episódios, documentário 'Serrão Berço da Cultura' integra o projeto Territórios Culturais, do Circuito Municipal de Cultura
O Aglomerado da Serra é considerado um dos grandes polos culturais de Belo Horizonte. O maior conjunto de favelas da capital tem mais de 120 mil moradores e reúne samba de roda mineiro, pagode, capoeira, funk, soul, cultura hip hop, entre várias outras manifestações artísticas em um caldeirão cultural que se tornou referência em Belo Horizonte.
Retratar essa história de resistência artística é a proposta do documentário Serrão Berço da Cultura, produzido por artistas do Aglomerado. Maíra Neiva, Pablo Xavier e Negona Dance, diretores do documentário, encararam o desafio de transformar uma ideia de festival em um projeto de documentário em meio à pandemia. O resultado foi dividido nos episódios Mulheres que Inspiram e Artivismo e Resistência, que serão exibidos nos 14 e 21 de fevereiro, no youtube da Fundação Municipal de Cultura.
Para saber mais sobre o documentário Serrão Berço da Cultura, o programa Expresso 104,5 recebeu o produtor cultural, estudante de teatro e dança, Pablo Xavier, um dos diretores do filme.
Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael