Economia circular será abordada em debate na Face
Consultora falará sobre as experiências de produção e consumo do chamado Setor 2.5
O Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos), vinculado ao Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Cepead) da Faculdade de Ciências Econômicas, promove o segundo debate da série sobre sustentabilidade. O evento, que desta vez abordará a economia circular, será realizado nesta sexta, dia 4, às 11h, no auditório 2 da Face, campus Pampulha.
A consultora Luana Ferreira falará sobre os negócios sociais, o chamado setor 2,5 e as novas experiências de produção e consumo. “O setor 2,5 visa ao lucro, mas pensa também no meio ambiente. Essa é uma tendência que está diretamente ligada à responsabilidade social corporativa, em que as empresas investem e ajudam as comunidades a pensar nesse tipo de economia”, explica Luana.
A economia circular busca redefinir a noção de crescimento, baseada na lógica de que o consumo deve ser feito com parcimônia, uma vez que os recursos são finitos, e na eliminação de resíduos. Produtos e materiais são mantidos em ciclos de uso, e as pessoas envolvidas nas cadeias produtivas são valorizadas. “Na economia circular, as dimensões sociais e ambientais andam juntas. Você compra um produto de que precisa e, ao mesmo tempo, ajuda o meio ambiente", afirma.
Luana é jornalista, psicopedagoga e especialista em responsabilidade social. É fundadora da empresa Sair do Casulo, especializada em gestão e educação para a Sustentabilidade. Atua como professora, instrutora e consultora de pequenas e médias empresas e instituições sociais.
Sustentabilidade capitalista
A conversa será mediada por Fernanda Matos, doutoranda em Administração na UFMG, subcoordenadora do Projeto Governança dos Recursos Hídricos e pesquisadora do Neos. “É importante falar sobre as consequências das mudanças climáticas, estimular as pessoas a pensarem como evitar determinados problemas", explica.
A escolha do tema foi inspirada na disciplina Sustentabilidade capitalista, ministrada pelo professor Alexandre Carrieri, do Departamento de Ciências Administrativas, que coordena o Neos.
A primeira palestra da série focalizou as mudanças climáticas. A edição seguinte do evento será sobre os desafios da logística reversa, no início de novembro.
O evento é gratuito e aberto aos interessados na temática. As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online e no local. Serão emitidos certificados. Mais informações estão disponíveis no blog do Neos.