Em nova edição, Boletim destaca diretriz que propõe avaliar desempenho de 600 medicamentos distribuídos pelo SUS
Pesquisadores da Faculdade de Farmácia elaboraram diretriz metodológica que possibilitará a avaliação permanente do desempenho de 600 medicamentos adotados como referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se incorporada, a proposta pode ajudar o Ministério da Saúde a racionalizar seus gastos com compra e distribuição de remédios, que alcançam anualmente a cifra de R$ 15 bilhões.
Esse é um dos destaques da edição 1940 do Boletim UFMG, que aborda outro projeto da Faculdade de Farmácia, a adoção de uma ferramenta para monitorar a qualidade das matérias jornalísticas sobre saúde, e um método desenvolvido no Cedeplar, que corrige as estimativas de morte por Alzheimer. Confira na versão digital do número.
Registros corrigidos
Pesquisador da Face usa metodologia estatística para superar dados faltantes e estimar mortalidade por Alzheimer no Brasil.
Com a lupa na mídia
Pesquisadores da UFMG vão adotar no Brasil metodologia australiana de análise de conteúdos de saúde produzidos por veículos de comunicação.
Efetividade em cápsulas
Faculdade de Farmácia propõe diretriz para avaliar desempenho de medicamentos distribuídos pelo SUS.
Os iguais se atraem
Tese do Cedeplar analisa fatores determinantes da felicidade conjugal.
Opinião
Por uma política de saúde mental
A professora Maria Stella Brandão Goulart discute os fatores forjados no próprio ambiente universitário que provocam sofrimento e solidão.