Escola de Veterinária abre nesta quinta as comemorações de seus 85 anos
Cerimônia de entrega do título de professor emérito aos docentes Vera Alvarenga Nunes e Rômulo Cerqueira Leite marca a abertura das comemorações dos 85 anos de fundação da Escola de Veterinária da UFMG. A solenidade será realizada nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 19h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.
“São pessoas de grande relevância na história da Escola”, afirma o professor Renato de Lima Santos, diretor da Unidade. “Vera é uma liderança forte, visionária, que contribuiu decisivamente para a consolidação de nossa pós-graduação”, resume.
Em relação a Rômulo Cerqueira, ele afirma que se trata de “uma referência na área de ciência animal, cuja influência ultrapassou os limites da Escola de Veterinária, alcançando organismos governamentais, como o Ministério de Agricultura, e agências de fomento”.
Professora titular da UFMG, Vera Alvarenga Nunes é graduada em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária, com especialização em Patologia e mestrado em Medicina Veterinária, ambos pela UFMG. Atua na área de patologia animal, com ênfase em doença periodontal, cara inchada, cálcio, fósforo, bovino e controle e reversão.
Também professor titular, Rômulo Cerqueira Leite é graduado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva e em Reprodução Animal pela UFMG. Cursou doutorado em Ciências Veterinárias – área de Parasitologia – na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da qual é live-docente.
Ciclo de palestras
Comissão instituída pela Escola de Veterinária preparou ampla programação comemorativa dos 85 anos da Unidade. Entre os destaques está o ciclo de palestras que reunirá professores da Casa para abordar temas científicos e históricos da medicina veterinária. A série será aberta no dia 30 de março pelo professor José Sérgio de Resende, que falará sobre a trajetória da Escola de Veterinária. A história da Unidade também será registrada em livro, com previsão de lançamento em data próxima ao Dia do Médico Veterinário, em 9 de setembro.
“Embora possa parecer jovem frente a outras instituições no cenário mundial, a Escola de Veterinária, para os padrões brasileiros, é uma instituição extremamente tradicional e sólida e contribuiu para o desenvolvimento da Medicina Veterinária no país”, afirma Renato Lima Santos.
O marco inaugural da Unidade é o curso superior de Veterinária na Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, instalado em 1º de março de 1932. No campus Pampulha, a unidade está instalada desde 1974. Atualmente, conta com quatro departamentos e três órgãos complementares – Hospital Veterinário, Laboratório de Aquacultura e Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa. Oferece cursos da pós-graduação em Ciência Animal e Zootecnia e residência médica em 19 áreas de concentração.
Leia mais sobre as comemorações em matéria publicada no site da Unidade, que também traz um breve relato de sua história.