Ensino

Ciclo Ieat: especialista apresenta conferência sobre relação entre literatura e turismo

Instituto de Pesquisas Avançadas Transdisciplinares recebe professora da Universidade do Algarve, em Portugal

Sílvia Quinteiro falará do poder da narrativa e da forma como histórias que se contam sobre um lugar condicionam sua leitura
Sílvia Quinteiro falará do poder da narrativa e da forma como histórias que se contam sobre um lugar condicionam sua leitura Foto: acervo pessoal

Convidada do programa Cátedras do Instituto de Pesquisas Avançadas Transdisciplinares (Ieat), a professora Sílvia Quinteiro, da Universidade do Algarve, ministrará a conferência Palavras que desenham lugares: o poder da narrativa na construção do destino turístico. A atividade será no dia 27 de junho, às 14h30, no auditório do Instituto de Geociências  da UFMG. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Gestão de Eventos. Os inscritos que assinarem a lista de presença no dia do evento receberão certificado. 

Por meio do conceito de storytelling, Sílvia Quinteiro falará do poder da narrativa, da forma como a história e/ou as histórias que se contam sobre um lugar condicionam a sua leitura. A catedrática tomará como exemplo o Promontório de Sagres, em Portugal, para demonstrar como é possível manipular o olhar do turista sobre um destino por meio da narrativa – com particular enfoque na literária.

Trajetória
Sílvia Quinteiro é Ph.D. em literatura comparada, professora na Universidade do Algarve, em Portugal. Integra o Centro de Investigação em Ciências e Artes da Comunicação, coordena o Grupo de Investigação em Literatura e Estudos de Turismo, colabora com a Rede Entremeio e com o projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. Suas áreas de investigação são literatura comparada e a relação entre literatura e turismo. É autora e editora de várias publicações científicas e editora-chefe do Lit&Tour: International Journal of Literature and Tourism Research.

Ciclo IEAT 25 anos
Promovida pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e pelo Ieat, a conferência do programa Cátedras integra a comemoração aos 25 anos do instituto, que a partir do tema Pavimentando o futuro convida a comunidade acadêmica a refletir sobre o papel da transdisciplinaridade na construção de um futuro mais justo e sustentável com base em novas abordagens para os desafios contemporâneos.