Evento tem cobertura da Rádio UFMG Educativa e da Rede Mineira de Comunicação Científica
Entrevistas com participantes e reportagens sobre temas da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) serão a pauta exclusiva, até a próxima sexta-feira, 8, do boletim UFMG Notícias – educação, ciência e tecnologia nas ondas do rádio, que a Rádio UFMG Educativa 104,5 FM transmite de segunda a sexta-feira, às 7h45.
As edições especiais do programa tiveram início na última sexta-feira, 1º, com entrevista com a presidente da SBPC, Helena Nader, e com o vice-diretor da Faculdade de Educação (FaE), João Valdir Alves de Souza, que participou no último sábado, 2, da atividade SBPC Educação.
Na edição desta segunda-feira, 4, o jornal discute o novo marco legal da ciência, aborda estudo desenvolvido na UFMG que pode otimizar o tratamento de mulheres com câncer e entrevista o professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física, que ministra hoje a conferência Nanoestuturas de carbono – características e desafios.
Cobertura conjunta
A 68ª Reunião Anual também tem cobertura conjunta das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que compõem a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). “A Reunião será objeto do primeiro experimento da Agência, de cobertura em equipe”, explica o jornalista Marcílio Lana, diretor do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) e coordenador da RMCC.
Segundo ele, a UFMG assumiu, nesse projeto piloto, a gestão do trabalho do grupo de jornalistas que seguiu no último sábado, 2, para Porto Seguro (BA) e a edição do material, que vai incluir textos, fotografias, áudios e vídeos, a serem publicados no blog da Rede e nas redes sociais Twitter, Facebook e Medium. O material poderá ser reproduzido também por veículos tradicionais de comunicação, desde que citada a fonte.
Marcílio Lana explica que a proposta da Agência de Notícias da RMCC é acompanhar movimentos associados à produção de ciência, “tendo como perspectiva o interesse da população pelos temas abordados e não o viés editorial das instituições”. “Queremos mostrar que vale a pena investir nesse tipo de produção”, enfatiza.
Nesta primeira atuação da Agência Rede, participam profissionais do Cedecom/UFMG (Zirlene Lemos, Tacyana Arce, Marcílio Lana e Paula Alkmim), do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil/UFMG (Yolanda Assunção), do Cefet-MG (Flávia Dias), da Escola de Saúde Pública (Sílvia Amâncio) e da Fapemig (Roberta Ribeiro).
A Rede
A RMCC reúne as estruturas de comunicação pública da ciência – voltada ao público não especializado – das ICTs de Minas Gerais. A Rede começou a se formar em novembro de 2014 com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação.
Atualmente, trabalha em diferentes frentes, com o objetivo de dar maior visibilidade às informações de CT&I, como a organização de cursos na área de divulgação da ciência e a mobilização em prol de chamadas públicas que auxiliem a área.
Até o momento, 13 instituições participam da RMCC: universidades federais de Minas Gerais, de Juiz de Fora, de Viçosa, de Lavras, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Estadual de Minas Gerais, Cefet-MG, Puc-Minas, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).