'Filosofia na Praça' aborda relações entre democracia, liberdade e igualdade
Aulas do terceiro módulo começam nesta quarta-feira, dia 4
Democracia como questão filosófica é o tema que vai orientar os dois próximos módulos (3 e 4) do projeto de extensão Filosofia na Praça, que discute, sob o ponto de vista da tradição ocidental, questões como conhecimento e arte, éticas filosóficas, teorias da ciência, mito e filosofia, antropologia filosófica, teorias da ação e espaço urbano.
No módulo 3, As origens da democracia: igualdade e liberdade, o professor Helton Adverse examinará os conceitos fundamentais da democracia e a relação com a filosofia, partindo da oração fúnebre, pronunciada por Péricles, em 431 a. C. Esse módulo tem início nesta quarta-feira, 4, e prossegue nos dias 4, 8, 11 e 25 de outubro.
Já no módulo 4, Democracia e liberdade de expressão, o professor Olimar Flores Jr se propõe a fornecer elementos de reflexão em torno de questões como a liberdade de expressão e o direito de voz nos regimes democráticos originais, com base na leitura e análise de textos de Hesíodo, Homero, Eurípides, Platão, Aristóteles, Plutarco, entre outros.
As aulas ocorrem às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Outras informações podem ser consultadas no site do projeto ou pelo e-mail filosofianapraca@gmail.com.br
A atividade é aberta à comunidade, e os interessados devem efetuar matrícula na página da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).