Fotografias de jogos indígenas são exibidas na fachada digital do Espaço do Conhecimento
Os Jogos Indígenas do Baixo Tapajós, em Santarém, no Pará, são o tema das fotografias que compõem mostra homônima, em cartaz na fachada digital do Espaço do Conhecimento a partir de hoje, 17, até 31 de outubro. Os jogos foram registrados pelo jornalista e fotógrafo Israel Souza, conhecido como Palestina Israel, que acompanhou a primeira edição do evento esportivo, iniciada em abril deste ano.
Os jogos são o meio de dar visibilidade às reivindicações e aos direitos dos povos da região, como os Borari e os Munduruku, ameaçados por interesses de madeireiros, mineradoras e barragens. A iniciativa partiu de grupo de pessoas que se uniu ao Conselho Indígena e a lideranças étnicas, sem auxílio de organização governamental ou particular.
A Mostra Jogos Indígenas do Baixo Tapajós é a segunda série de imagens de Israel Palestina que a fachada digital recebe, e será exibida diariamente, das 19h às 23h. Os cliques ressaltam, por meio dos jogos tradicionais, as riquezas naturais, as terras e as memórias que os povos locais correm o risco de perder.
O Espaço do Conhecimento integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.