Institucional

Fundo Fundep vai apoiar 24 projetos nos hospitais universitários

Resultado foi publicado na página da Pró-reitoria de Pesquisa

Parte dos projetos serão desenvolvidos no complexo do Hospital das Clínicas
Parte dos projetos serão desenvolvidos no complexo do Hospital das Clínicas Arquivo HC UFMG

Vinte e quatro projetos foram aprovados na chamada interna 01/2024 do Fundo Fundep, destinada a apoiar iniciativas de pesquisa coordenadas por docentes em efetivo exercício na UFMG e desenvolvidas no Hospital das Clínicas e no Hospital Risoleta Tolentino Neves. O resultado, divulgado na última terça-feira, dia 25, está disponível na página da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). O prazo para interposição de recursos é de 10 dias a partir dessa data.

As propostas selecionadas têm o intuito de promover a integração dos projetos de pesquisa a atividades de ensino, de extensão ou a ações relacionadas à formação interprofissional em saúde, visando estimular a atuação dos docentes nos hospitais universitários e na preceptoria das residências em saúde. 

Elas são encabeçadas por professores das faculdades de Medicina, Odontologia e Farmácia, das escolas de Enfermagem e de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Instituto de Ciências Biológicas.

Os recursos, que totalizam cerca de R$ 1 milhão, serão aplicados na compra de materiais permanentes e de consumo, softwares e pagamento de serviços de terceiros.

Lançada em outubro do ano passado, a chamada foi elaborada em conjunto pelas pró-reitorias acadêmicas (Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Seus objetivos e metas foram estabelecidos conforme as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG para o período de 2024 a 2029.

Educação digital
A outra chamada do Fundo Fundep (2/2024), também lançada em outubro de 2024, ainda não teve o seu resultado anunciado. O objetivo é incentivar projetos de aprimoramento da infraestrutura física e de suporte às tecnologias digitais para realização de atividades acadêmicas – com ênfase em educação digital – nas unidades acadêmicas e nas escolas que integram a Unidade Especial de Educação Básica e Profissional da UFMG (Ebap) – o Centro Pedagógico, o Colégio Técnico e o Teatro Universitário.