Arte e Cultura

Grupo de extensão de dança contemporânea divulga performances no Instagram

Vídeos são produzidos por membros da equipe e da comunidade acadêmica

Ensaio da Cia Ananda, projeto de extensão da UFMG, antes da pandemia
Ensaio da Cia Ananda, projeto de extensão da UFMG, antes da pandemia Cia Ananda / Instagram

A Cia. Ananda, grupo de extensão de dança contemporânea da UFMG, lançou os projetos Quarentena Ciananda e Quarentena Bis, com o intuito de dar visibilidade à produção artística de seus integrantes e da comunidade da UFMG por meio da publicação de vídeos no Instagram.

No Quarentena Ciananda, integrantes da equipe e convidados produzem performances artísticas, que abrangem desde a leitura de textos até a apresentação de coreografias. Sem temas preestabelecidos, os vídeos, com duração de 40 segundos, são postados diariamente. Assista à coreografia de Samuel Carvalho, um dos idealizadores do projeto.































“Poderíamos ter escolhido o ócio nada criativo, a estagnação, o silêncio estarrecedor, mas preferimos mover. Mostramos os nossos cotidianos, nossas residências, nossas plantas, nossos fazeres domésticos, nossas frustrações, nossos posicionamentos políticos, nossas formas de lidar com um microrganismo que nos afasta uns dos outros”, destacou Samuel, em publicação no Instagram. 

No Quarentena Bis, projeto que conta com a parceria da Apubh, a ideia é dar espaço a todos os interessados, principalmente estudantes e servidores da Universidade, que podem enviar seus conteúdos pelo Instagram. Os perfis dos projetos são @quarentenaciananda e @quarentenabis.

O site do grupo reúne mais informações sobre as atividades.