Grupo que estuda relação entre alimentos e literatura lança minidocumentários no Youtube
Série 'Verbetes na cozinha' aborda culinária, história e etimologia
O grupo de pesquisa Sobre Alimentos e Literatura (SAL) acaba de lançar uma trilogia de minidocumentários intitulada Verbetes na cozinha, no Youtube. Falando sobre a mesa, o garfo e o prato conhecido como mata-fome, os vídeos iniciais contam a história de hábitos alimentares e utensílios da cozinha que representam muito mais que suas funções diárias e que, como o nome do grupo diz, mantêm relação com diversas obras literárias. A ideia é que cada filme apresente a definição de um termo como se fosse um dicionário que resgata origens, formas de consumo ao longo do tempo e utilidades.
Professora da Faculdade de Letras e coordenadora do SAL, Sabrina Sedlmayer diz que, além da divulgação do grupo de pesquisa, o objetivo da série de documentários é destacar o caráter multidisciplinar do SAL. “Nossa intenção é realizar uma parceria com professores dos ensinos fundamental e médio para que eles utilizem esse material em sala de aula”, projeta a docente.
Além dos três vídeos iniciais, outras publicações já estão previstas para irem ao ar no canal do SAL no Youtube, como uma série sobre pães e a sequência sobre bebidas coloniais: café, chá e chocolate.
Criado em 2015, o SAL é vinculado à linha de pesquisa Literatura e Políticas do Contemporâneo, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, e atua na produção de pesquisas e na organização de colóquios nacionais e internacionais. Além do canal no Youtube, é possível acompanhar os trabalhos do SAL também no Instagram: @sal.ufmg.
Em 2016, matéria veiculada pelo BOLETIM abordou a discussão do SAL sobre a relação dos alimentos com temas variados constantes na literatura. Em julho, a professora Sabrina Sedlmayer concedeu entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, falando sobre o SAL na edição sobre “gosto, memória e escrita” da revista O eixo e a roda.
Veja os vídeos preparados pelo SAL: