História e aplicação artística do marfim reúnem especialistas no Espaço do Conhecimento
O marfim, sua comercialização e aplicação na arte e na decoração serão discutidos em seminário que ocorre nesta quinta, 14, e sexta, 15, no Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700).
Com participação da professora Vanicléia Silva Santos (UFMG), coordenadora de estudo sobre a origem e a rota do marfim que chegou ao Brasil durante o período colonial, do professor Eduardo França Paiva (UFMG), da professora Carolina Perpétuo Corrêa (UFRJ), entre outros, o evento contará com conferências, palestras e mesas-redondas que discutirão, além da comercialização do material, o emprego do marfim na arte mineira e como fonte para pesquisas históricas.
O Marfim na História Moderna: comércio, fé, status social e colecionismo é uma realização do Centro de Estudos Africanos da UFMG, da Escola de Belas Artes (EBA), do Departamento de História e do Espaço do Conhecimento UFMG.
Além dos debates, será projetado, na fachada digital do prédio, o filme A arte do marfim nas Minas Gerais, com fotografias de acervos de museus do estado.
As inscrições custam R$ 10 e devem ser feitas mediante envio de comprovante de depósito e de dados do participante para o email marfimnahistoriamoderna@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo número (31) 3409 8350.