Lançamento do romance 'Filha', primeiro livro de professora da FACE UFMG
Nayara Noronha fala sobre relações maternas em obra com lançamento neste sábado
O romance Filha, da escritora Nayara Noronha, professora da Faculdade de Ciências Econômicas aqui da UFMG, promove reflexões sobre as relações maternas a partir das duas personagens principais, os laços e diferenças entre elas e a perda de uma filha-neta. Estela e Elena dividem nomes parecidos, uma quantidade enorme de genes, uma família comum, lembranças diferentes de entes queridos e histórias cotidianas de cidades interioranas. Ao longo da narrativa, ganham destaque as separações emocionais, geracionais e até nas características dos locais onde vivem: Elena, na maior cidade do país, e Estela, em sua pequena e fictícia Conceição das Gerais.
O romance de estreia de Nayara Noronha liga essas duas mulheres diferentes por dois partos, o primeiro que as transformou em mãe e filha, e aquele que colocou as duas em luto pela morte de Ester, essa filha-neta perdida para o destino, apesar de todas as expectativas. A obra se divide em três atos com narrativas distintas e é marcada pelo uso de expressões mineiras e pelas vivências territoriais e temporais das protagonistas. Além do romance de estreia, Nayara Noronha também tem contos publicados em coletâneas. A escritora nasceu em São Paulo e mora em Belo Horizonte com seus dois gatos. O lançamento de Filha é neste sábado, 23, a partir das 11h, na Livraria Jenipapo, antiga Livraria do Ouvidor - Rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi. Publicada pela Editora Sete Letras, a obra pode ser adquirida em livrarias físicas e virtuais, além do site.
O programa Universo Literário conversou com a autora Nayara Noronha, escritora, pesquisadora e professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG .
Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck: