Mito de Joana d’Arc inspira novo livro de professor do CP
Obra de Evaldo Balbino com poemas místico-eróticos será lançada na manhã deste sábado
O professor Evaldo Balbino, do Centro Pedagógico (CP), lança neste sábado, 23, em Belo Horizonte, o livro Fantasma de Joana d’Arc, o terceiro de sua trajetória literária no gênero da poesia.
Balbino inspira-se na figura de Joana d’Arc para construir poemas místico-eróticos, nos quais vozes poéticas femininas e masculinas se alternam entre o sagrado e o profano. O livro também é permeado por discussões sobre a alma humana, tabus e repressões, pela metalinguagem que reitera o fazer literário investido do sagrado e da luta com as palavras e pelos discursos de libertação do ser.
Na orelha do livro, a professora Sara Rojo, da Faculdade de Letras, registra que o trabalho de Balbino é caracterizado por múltiplas facetas: "Seus poemas convocam uma série de personagens que, como se fossem uma corte, acompanham a trajetória da existência e do escrever".
O lançamento de Fantasma de Joana d’Arc, publicado pela editora 7Letras, será realizado na Livraria Café com Letras (Rua Antonio de Albuquerque, 781, Savassi), a partir das 11h30.