Muito além do currículo: fórum on-line discute interações no ensino remoto
Evento será realizado na tarde desta quarta-feira, com transmissão pelo YouTube
As relações entre sujeitos e conhecimentos que extrapolam a dimensão curricular na UFMG, mesmo em tempos de pandemia, serão discutidas na nona edição da série de fóruns on-line do Programa Integração Docente, nesta quarta-feira, 16, das 14h às 16h, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.
“A comunicação, as tecnologias, metodologias e interações mobilizadas nessas práticas são dimensões que, socializadas, podem oferecer pistas para outras experiências curriculares”, explica a professora Maria Flores, diretora de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), uma das instâncias participantes do Programa Integração Docente.
As discussões serão feitas pelos professores Terezinha Rocha, da Faculdade de Educação, coordenadora da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, Carlos Mendonça, do curso de Comunicação, integrante da Formação Transversal Cultura em Movimento e Processos Criativos, Juarez Guimarães, também da Comunicação, Eduardo Mascarenhas, da Escola de Arquitetura, que coordena o Ateliê Virtual da Arquitetura, e Fernando Speranza, da Universidade de Buenos Aires.
Na atual fase, os fóruns têm promovido reflexões sobre os desafios trazidos pelo ensino remoto emergencial, implantado há pouco mais de um mês na UFMG em razão da pandemia de covid-19. As primeiras edições da série, iniciada no fim de maio, discutiram o planejamento feito pelas grandes áreas do conhecimento para adoção do novo formato.