Internacional

Programa de internacionalização da pesquisa em ciência política realiza mentoria na UFMG

‘Academia da escrita’ envolve universidades britânicas e oferece treinamento para preparar estudantes e pesquisadores brasileiros para escrever artigos científicos em língua inglesa

Estudantes participam de mentoria sobre escrita acadêmica
Estudantes participam de mentoria sobre escrita acadêmica Jebs Lima | UFMG

Dezesseis estudantes brasileiros receberam, nesta semana, formação e mentoria presencial para  elaboração, desenvolvimento e finalização de um projeto acadêmico. Trata-se da Academia da Escrita (Writing Academy), que visa promover a internacionalização da carreira de estudantes de doutorado matriculados em programas de pós-graduação em Ciência Política ou áreas afins, que desenvolvam pesquisas nas áreas de Comportamento político e opinião pública; Instituições políticas, Estado, políticas públicas e desigualdade; Política externa, meio ambiente e sustentabilidade; Participação, movimentos sociais e ativismos; e Gênero, raça, etnicidade e representação política.

Durante as sessões presenciais, realizadas em parte na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), os estudantes participaram de uma série de sessões sobre internacionalização de carreira e escrita acadêmica. Eles também apresentaram os seus projetos de pesquisa e receberam feedback de um time composto por mentoras e mentores. Nas etapas seguintes do programa, eles participarão de mentoria on-line e outra presencial, em fevereiro e julho do ano que vem.

Para Malu Gatto, uma das idealizadoras do projeto e professora na University College London, a falta de treinamento específico sobre como preparar artigos científicos na língua inglesa é um problema enfrentado por muitos pesquisadores brasileiros. “O mercado de publicação internacional exige um conjunto de competências específicas. Saber apresentar uma ideia de forma clara, consistente e concisa exige método e treino. Vale também destacar a questão motivacional. Muitos alunos baseados no Brasil ainda não acreditam que podem publicar e competir fora do país, então o projeto busca mitigar essas questões por meio das oficinas, workshops especializados e mentoria em grupo e individual”, conta. 

Victor Araújo, também idealizador do Projeto e professor na University of Reading, acrescenta que a iniciativa surgiu para fomentar a internacionalização da produção científica dos alunos de pós-graduação no Brasil. “Para tanto, os participantes recebem treinamento especializado para adquirir competências que os ajudem a identificar, desenvolver e formatar ideias para audiência internacionais. Boa parte dos alunos já têm artigos publicados em periódicos científicos nacionais. O desafio, portanto, é dar o passo seguinte: publicar em inglês em revistas internacionais. Trata-se de um passo fundamental para a inserção desses jovens profissionais na academia internacional e no mercado de publicações global.”

Ao final do programa, a expectativa é que os participantes tenham produzido um artigo científico em inglês. Os melhores artigos serão convidados a integrar uma publicação que será submetida em revista acadêmica internacional.

David Samuels e Marta Arretche apresentam estratégias para publicar em inglês
David Samuels e Marta Arretche apresentam estratégias para publicar em inglês Jebs Lima | UFMG

Writing Academy
O programa de mentoria para ampliar publicações internacionais é uma iniciativa de professores do Reino Unido, com participação de mentores de vários outros países. A iniciativa é coordenada por Victor Araújo, da University of Reading, Malu Gatto, da University College London, e Magna Inácio, da UFMG. A semana de eventos em Belo Horizonte e a vinda dos estudantes selecionados foram apoiadas financeiramente pela British Academy. 

A coordenadora do Projeto e professora do Departamento de Ciência Política da Fafich, Magna Inácio, destacou que o Programa estreita as parcerias da UFMG com entidades internacionais para aumentar a visibilidade da produção acadêmica e científica brasileira no exterior. 

“Nossa intenção é que iniciativas desse tipo sejam realizadas também em outras universidades brasileiras. Trabalhamos com mentores com reconhecida competência e produção, além de editores de revistas de grande impacto global, o que resulta em uma experiência única para identificar desafios, mapear oportunidades e desenvolver um trabalho colaborativo de fomento à internacionalização da ciência política brasileira no exterior”, conclui. 

Outras informações sobre a iniciativa estão disponíveis no website do Programa.

Luana Macieira